People analytics: o que é e sua importância para gestão estratégica

Por Equipe Edenred Pay
em 8 de março de 2023
People analytics: o que é e sua importância para gestão estratégica

Como o RH da sua empresa toma decisões e planeja o futuro? Se durante muito tempo as experiências prévias com os colaboradores e as tendências de mercado falaram mais alto, agora é o momento de adotar uma gestão estratégica baseada em dados, e o People Analytics desponta como uma das melhores alternativas nesse sentido.

Continue acompanhando esse artigo para entender como funciona a análise de pessoas, qual a importância da metodologia para o setor de Recursos Humanos e como os profissionais da área podem implementá-la na empresa.

 

O que é o People Analytics 

People Analytics é uma metodologia orientada por dados e aplicada à gestão de pessoas. Por meio dela é feita a coleta, organização e diagnóstico das informações dos colaboradores para que o RH trabalhe de forma estratégica.

Veremos mais adiante os benefícios que o People Analytics oferece às empresas, mas vale adiantar que essa abordagem possibilita ter uma visão mais aprofundada sobre a realidade da organização, tornando a tomada de decisões mais assertiva.

A análise de pessoas ajuda ainda a prever tendências e antecipar problemas, como um crescimento na taxa de turnover, por exemplo, deixando a empresa mais preparada para agir preventivamente.

Para que o People Analytics funcione adequadamente e traga os resultados esperados, dois outros conceitos são essenciais: Big Data e Business Intelligence.

Enquanto o primeiro tem a função de coletar e organizar informações, o segundo é responsável por analisar esses dados, fornecendo insights valiosos para os gestores. 

 

Qual a sua importância para as empresas 

Como decidir quais benefícios oferecer aos colaboradores? Ou como saber qual candidato é a melhor escolha para uma vaga específica?

Para encontrar essas respostas, muitos times de RH poderiam se basear nas experiências anteriores que tiveram ou simplesmente confiar na intuição dos gestores.

Porém, ações como essas não são mais suficientes para garantir o sucesso de uma empresa.

Uma das principais questões que salientam a importância do People Analytics em uma organização é a possibilidade de torná-la mais estratégica.

Com dados relevantes e devidamente analisados em mãos, as equipes de RH conseguem tomar decisões, planejar ações e até mesmo padronizar seus processos de maneira mais eficaz.

Desta forma, o trabalho do RH é otimizado, a relação dos funcionários com a empresa melhora e os custos são reduzidos em várias frentes no longo prazo, contribuindo inclusive para uma gestão financeira mais eficiente.

 

Como funciona a metodologia do People Analytics 

Basicamente, a análise de pessoas acontece em 5 etapas, e começa com a definição de um problema que precisa ser solucionado.

A segunda etapa é a coleta dos dados, que pode ser feita através de ferramentas internas, como o sistema de ponto, ou por meio de plataformas externas, como as redes sociais dos colaboradores.

Em terceiro lugar está a limpeza da base de dados, uma vez que informações incompletas ou desatualizadas podem alterar drasticamente os insights fornecidos.

A quarta etapa é a análise propriamente dita, a qual se dá em 4 níveis diferentes: descritiva (o que aconteceu?), diagnóstica (por que aconteceu?), preditiva (o que acontecerá?) e prescritiva (o que pode acontecer se eu tomar determinada decisão?).

Por fim, a última etapa do People Analytics consiste em interpretar os resultados obtidos, verificando se eles foram capazes de resolver o problema definido no início da metodologia, além de traçar estratégias de acordo com o que foi descoberto.

Vale lembrar que os insights fornecidos pelo People Analytics não devem ficar restritos ao RH para que possam ajudar os demais setores da empresa a tomarem as melhores decisões.

 

Quais os benefícios do People Analytics 

Uma empresa orientada por dados tem muito a ganhar, começando pelo próprio setor de recursos humanos. O People Analytics contribui para tornar a gestão de pessoas mais eficiente, facilitando a tomada de decisões e otimizando o trabalho de todo o time.

Entre os colaboradores, a análise de dados ajuda a aumentar o nível de satisfação, o que por sua vez gera crescimento nos índices de engajamento e produtividade.

 Resultados como esses também beneficiam a parte financeira da empresa, influenciando na redução de custos a longo prazo.

Abaixo elencamos outros benefícios práticos que o People Analytics oferece às organizações:

– Facilita a contratação ao identificar os perfis ideais para cada vaga;

– Melhora o desempenho das equipes ao descobrir quais competências devem ser aprimoradas em cada colaborador;

– Aumenta a retenção ao diagnosticar quais ações mais motivam os funcionários;

– Diminui a rotatividade ao identificar os problemas que estimulam o desligamento.

 

A importância dos dados 

Empresas que desejam se destacar no mercado não podem ficar presas ao passado. Isso acontece, por exemplo, quando decisões são tomadas com base em achismos.

Por outro lado, organizações de sucesso estão cada vez mais conscientes sobre a importância do uso de dados.

 Quando há a coleta, organização e análise de informações relevantes, a gestão se torna estratégica, garantindo confiabilidade às ações planejadas e diminuindo as chances de erros 

Outro diferencial das empresas bem-sucedidas é a capacidade de se antecipar aos problemas e às tendências, e o uso de dados também contribui para isso.

Com relação aos dados voltados à gestão de pessoas, eles permitem que o RH atue de forma humanizada com o objetivo de garantir uma cultura organizacional cada vez melhor, o que influencia em resultados mais expressivos e no crescimento sustentável da empresa.

Ao trabalhar com dados, é imprescindível garantir a segurança dessas informações, sempre respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com isso a empresa também fica alinhada com a sustentabilidade corporativa, principalmente no que diz respeito à governança transparente.

 

Como implementar o People Analytics no seu RH 

Depois de descobrir toda a teoria por trás do People Analytics, chega o momento de entender como essa metodologia funciona na prática.

Para implementá-la na sua empresa, o ideal é adotar um passo a passo como esse:

– Definir um objetivo

– Coletar e organizar os dados

– Determinar métricas e indicadores

– Verificar como os dados estão correlacionados

– Analisar os resultados e planejar ações

– Monitorar as ações planejadas

– Fazer projeções para o futuro

 Para que todas essas etapas sejam executadas de forma eficiente, a automação dos processos é fundamental. Por isso, escolher softwares de qualidade é muito importante no momento de implementar o People Analytics.

Conhecer as tendências do setor, como o uso de dados para RH, é uma forma de fazer a sua empresa se destacar no mercado. Então, se você gostou do nosso conteúdo, acompanhe nosso blog e fique por dentro das notícias mais importantes para aprimorar a sua gestão de pessoas.

 

Compartilhe:

Equipe Edenred Pay

Deixe sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade