Como uma gestão digital auxilia no controle de gastos operacionais

Por Equipe Edenred Pay
em 14 de março de 2023
Como uma gestão digital auxilia no controle de gastos operacionais

Com a crescente competitividade do mercado, as empresas têm buscado formas eficientes de controlar despesas e aumentar a lucratividade.

Nesse contexto, a gestão digital tem se mostrado uma solução eficaz para gerenciar e monitorar entradas e saídas de capital de maneira ágil e precisa. 

Ao utilizar ferramentas digitais, é possível centralizar informações, automatizar processos e obter dados em tempo real, o que contribui para uma tomada de decisão mais assertiva e estratégica.

É sobre isso que iremos discutir neste artigo, bem como apresentar o Edenred Empresarial, a solução da Edenred Pay que a sua empresa precisa para otimizar a gestão e processos internos.

Boa leitura!

  • Saiba como funciona uma gestão digital
  • Entenda a importância de uma plataforma para gestão de gastos operacionais
  • 05 exemplos de despesas operacionais e administrativas que podem ser otimizadas na sua empresa
  • Benefícios da gestão digital de despesas
  • Conheça a solução Edenred Empresarial da Edenred Pay

Saiba como funciona uma gestão digital

A gestão digital proporciona às empresas um maior controle sobre seus gastos operacionais, reduzindo desperdícios e auxiliando o negócio a alcançar a sustentabilidade financeira.

Isso porque essa abordagem se baseia no uso de tecnologias para automatizar e otimizar processos internos e administrativos, desde o controle de estoque e compras até a gestão de fluxo de caixa e pagamento de fornecedores. 

Além disso, também permite que as informações sejam armazenadas e compartilhadas de forma centralizada, tornando o acesso mais fácil, rápido, seguro e transparente, utilizando ferramentas de análise e relatórios para monitorar o desempenho financeiro de uma companhia em tempo real.

Entenda a importância de uma plataforma para gestão de gastos operacionais

Uma plataforma para implementar uma gestão digital focada em controlar gastos operacionais é fundamental para que as empresas possam gerenciar seus custos, tanto recorrentes, quanto variáveis, e aumentar sua rentabilidade. 

Isso porque a gestão digital permite que a empresa identifique oportunidades de economia e redução de desperdícios, além de tornar os processos de controle financeiro mais ágeis e precisos. 

Com uma plataforma de gestão de gastos, como a solução Edenred Empresarial, é possível: 

  • Automatizar tarefas repetitivas, como a conferência de notas fiscais.

  • Diminuir o trabalho manual, reduzindo a margem de erro em tarefas e, consequentemente, evitando despesas desnecessárias.

  • Ter acesso às informações em tempo real, permitindo a colaboração e a integração entre diferentes departamentos internos, o que é ideal para colaboradores em viagens e que estão fora do escritório.

  • Executar tarefas burocráticas com mais agilidade e segurança, por exemplo, a contratação de colaboradores temporários e solicitações de reembolso.

  • Obter relatórios detalhados sobre o desempenho financeiro da empresa, organizando e parametrizando transações de gastos operacionais com colaboradores.

  • Controlar a circulação de documentos, como recibos, notas fiscais, planilhas e relatórios, de uma forma mais organizada, permitindo a ampla visão dos processos internos da companhia.

  • Usar métricas de forma estratégica para aumentar a assertividade na tomada de decisões. 

Uma plataforma de gestão digital de gastos operacionais é, portanto, uma ferramenta valiosa para qualquer empresa que deseje aumentar sua eficiência financeira e viabilidade do negócio no longo prazo.

05 exemplos de despesas operacionais e administrativas que podem ser otimizadas na sua empresa

Os gastos operacionais referem-se às despesas essenciais e recorrentes que mantêm a companhia em pleno funcionamento.

Vejamos 05 exemplos dessas despesas que podem ser otimizadas com a implementação de uma gestão digital:

  • Despesas com insumos: com a gestão digital, sua empresa conta com uma solução que substitui a necessidade do “caixinha”/dinheiro em espécie oferecendo autonomia para compras emergenciais de itens imprescindíveis para o seu negócio. Através de relatório de compra, permite reavaliar a compra desses insumos e realizar redimensionamento de estoque.

 

  • Viagens e Despesas de Representação: gastos dos funcionários que viajam a negócios, seja para participação de reuniões com clientes ou fornecedores, ou para participar de conferências e eventos da indústria que atuam. As despesas podem incluir passagem aérea, hospedagem, alimentação e despesas de transporte.

  • Pagamento de despesas mensais: a gestão digital também permite visualizar oportunidades de adiantamento desses custos, garantindo que a operação interna funcione normalmente.

 

  • Despesas com Eventos: as empresas muitas vezes realizam eventos para clientes, fornecedores, parceiros de negócios e funcionários, como conferências, seminários, jantares, festas, etc.

 

  • Marketing e Publicidade: para promover seus produtos e serviços e aumentar a conscientização da marca, as despesas podem incluir campanhas publicitárias em meios de comunicação tradicionais e digitais, materiais de marketing impressos, eventos de marketing patrocínios, entre outros.

É fundamental que os gestores realizem uma análise cuidadosa das despesas operacionais, o que pode ser feito por meio da gestão digital, e identifiquem oportunidades de redução de custos e otimização dos processos.

Benefícios da gestão digital de despesas

Há inúmeras vantagens para a gestão digital de gastos operacionais. Vejamos algumas delas a seguir.

Para o setor financeiro

No âmbito financeiro, é pertinente destacar:

  • Acesso simplificado de informações financeiras para este departamento;
  • Redução e eliminação de erros em cálculos, evitando retrabalho e reclamações;
  • Atualização constante de dados, aumentando a eficiência do setor;
  • Criação de relatórios detalhados para mostrar oportunidades de redução de gastos operacionais;
  • Integração com áreas estratégicas, como o setor comercial e departamento de marketing.

Para o setor administrativo

No campo administrativo, por sua vez, há as seguintes vantagens:

  • Otimização e redução de tempo para a gestão de documentos e burocracias;
  • Aumento na credibilidade da companhia, pelo alto grau de assertividade nas entregas;
  • Integração total do departamento de RH, garantindo a satisfação dos colaboradores;
  • Eliminação de tarefas repetitivas, como a análise de notas fiscais e folhas de pagamento.

Uma empresa que se apoia na gestão digital de seus gastos operacionais é capaz de alcançar os melhores resultados, tanto em relação às despesas externas, quanto em pagamentos diversos. 

A tecnologia auxilia na gestão dos gastos operacionais em geral, otimizando as áreas de gestão administrativa e financeira nas empresas. A solução Empresarial da Edenred Pay para o time comercial é a receita ideal para esse objetivo.  

Conheça a solução Empresarial da Edenred Pay

A solução Empresarial da Edenred Pay já faz a diferença em mais de 130 mil companhias no Brasil. Estamos presentes em 46 países, impactando 900.000 empresas-clientes ao redor do mundo.

De cartões a aplicativos móveis e plataformas online, todas as nossas soluções permitem a implementação de uma gestão digital que auxilia no controle de gastos operacionais.

A solução Edenred Empresarial é a forma de simplificar a gestão de despesas da sua empresa. Com a plataforma digital, é possível controlar e gerenciar as despesas de forma eficiente, sem burocracia nos processos de reembolso da empresa.

Além disso, a solução oferece autonomia aos funcionários sem perder a visão do gestor, que pode definir dias, horários e tipos de estabelecimentos para uso do cartão. Uma solução regional que visa revolucionar a gestão de despesas da sua empresa, tudo com integração aos sistemas de gestão que a organização já utiliza.

Fale conosco para saber mais e conhecer a solução ideal para sua empresa.

Compartilhe:

Equipe Edenred Pay

Deixe sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade