Sustentabilidade financeira: sua empresa sabe como alcançá-la?

Por Equipe Edenred Pay
em 23 de janeiro de 2023
Sustentabilidade financeira: sua empresa sabe como alcançá-la?

A sustentabilidade financeira é um conceito que pode ajudar sua empresa a alcançar um patamar mais equilibrado e consciente. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre esse pensamento, que traz mudanças simples, mas eficientes para as suas rotinas.

Além de permitir lidar com imprevistos de forma mais tranquila, também é uma maneira de otimizar sua gestão de contas e se preparar para o futuro, mantendo a qualidade e a segurança da sua empresa.

Veja como implementar a sustentabilidade financeira e quais os benefícios que isso pode trazer para o seu negócio!

O que é sustentabilidade financeira?

Sustentabilidade financeira é um conceito que trata sobre a utilização dos recursos financeiros de maneira racional, de modo a atender suas necessidades no presente, mas sem comprometer a estabilidade futura.

Na prática, trata-se do pilar que baseia uma boa gestão financeira, considerando as demandas do futuro para realizar um planejamento eficiente.

Muitas pessoas associam esse termo à responsabilidade ambiental, mas se relaciona mais subjetivamente com o conceito de sustentabilidade, que visa atender ao presente sem prejudicar as gerações futuras.

Nesse caso, fala sobre controlar a renda mensal e administrar as finanças de maneira consciente, sem gastos desnecessários, pois os próximos períodos podem exigir mais recursos, e estar preparado permite criar reservas de emergência que mantêm o equilíbrio do orçamento.

Qual sua importância?

A sustentabilidade financeira é importante para trazer um maior equilíbrio e tranquilidade para os negócios. Com essa mentalidade, o gestor pode garantir que não apenas o presente será atendido, mas também terá condições de manter sua estabilidade no futuro.

Essa visão possibilita um crescimento mais saudável das atividades, sem colocar em risco sua manutenção ou operação, pois existirão recursos suficientes para continuar operando de forma equilibrada.

Além disso, é um dos pilares que permite tomar decisões inteligentes para o negócio, poupando para continuar trabalhando com mais tranquilidade. Ainda, a sustentabilidade financeira é um dos pilares para uma gestão eficiente de recursos, algo fundamental para empresas que desejam ser bem-sucedidas.

Principais benefícios de um plano de sustentabilidade financeira para empresas

Implementar a sustentabilidade financeira para empresas pode trazer diversos benefícios para a sua gestão. Conheça alguns dos principais:

Expansão saudável

O objetivo de toda empresa é crescer e aumentar suas atividades para criar uma base de lucros mais sólida e, assim, multiplicar seu patrimônio. No entanto, isso não pode ser feito sem uma consciência do presente, que permite poupar os recursos necessários para ampliar suas operações com tranquilidade.

Ao implementar um plano sustentável, a organização pode expandir suas atividades e poder de compra de modo mais saudável, sem comprometer sua base presente ou a segurança futura.

Quanto mais atividades, mais serão as despesas, e ter um planejamento saudável e consciente permite controlar essa dinâmica com mais assertividade.

Reduz chances de dívidas

Enquanto isso, adotar um comportamento mais consciente com a sustentabilidade financeira reduz as chances da empresa se endividar durante sua operação. Em um primeiro momento, isso acontece porque ela passa a ter os recursos necessários para manter suas atividades sem ter pendências. 

Além disso, esse pilar permite criar uma gestão financeira mais completa e eficiente, que avalia todas as informações a fim de administrar as entradas e saídas com maior certeza. Dessa forma, existem menos possibilidades de contrair dívidas por falta de controle ou por realizar gastos desnecessários. 

Planejamento para o futuro

Pensar em sustentabilidade financeira é fundamental para criar um planejamento futuro mais concreto, preparado para lidar com quaisquer eventualidades. Muitas empresas apresentam desequilíbrio orçamentário por não terem um plano sólido para lidar com situações inesperadas.

Seja pelo endividamento ou pela impossibilidade de continuar suas atividades, essas condições podem ser fatais para o sucesso de uma organização. Por outro lado, com a sustentabilidade financeira, é possível criar estratégias que permitam investir na expansão da empresa sem comprometer o equilíbrio futuro.

O gestor passa a ter uma visão mais ampla do que seu negócio necessita, poupando reservas de emergências e tomando decisões mais inteligentes para manter a empresa nos eixos.

Como criar um plano de sustentabilidade financeira adequado?

Após entender a importância de um ter um plano de sustentabilidade financeira, vale a pena conferir como criar uma estratégia para a sua empresa. Para isso, existem algumas etapas simples que podem ajudar.

Cada negócio possui suas próprias necessidades e demandas, mas com essas recomendações é possível dar os primeiros passos para ter uma empresa mais saudável e consciente. Veja mais detalhes:

1. Pense sustentável

Antes de criar uma estratégia de sustentabilidade financeira, é fundamental que o gestor e os responsáveis adotem uma postura que siga esse pensamento. Ou seja, é necessário ter consciência individual e empresarial sobre a importância desse conceito.

Sem um entendimento sobre expansão sustentável, será mais difícil seguir os planos para poupar no futuro. Para isso, é importante entender quais os tipos de consumo dispensáveis na empresa e quais as oportunidades de economia estão disponíveis.

Em seguida, vale a pena começar a implementar esse pensamento na rotina, mesmo sem uma estratégia definida. Assim, será mais simples alcançar o equilíbrio prático.

2.  Conheça os 4G’s

A sustentabilidade financeira se apoia em um conceito conhecido como 4 G’s, que são:

  • gerar;
  • gastar;
  • guardar;
  • ganhar. 

Na prática, é como uma gestão financeira deve se organizar para equilibrar seus recursos de forma consciente e permitir uma expansão saudável.

Inicialmente, a empresa deve gerar seus rendimentos e gastar nas suas pendências antes de qualquer decisão. Dessa forma, evita dívidas e reembolsos, e mantém as atividades em ordem.

Em seguida, é importante guardar uma parte como reserva de emergência, pensando nos eventos futuros, construindo uma base mais confiável para lidar com imprevistos. Por fim, a empresa deve encontrar maneiras de ganhar dinheiro com sua própria renda. Uma das principais formas é diversificar investimentos e proteger o patrimônio com ativos de renda passiva.

Assim, poderá ganhar mais recursos enquanto guarda uma parte com consciência. Essa rotina configura um plano de sustentabilidade financeira, e mantém a empresa equilibrada.

3.  Evite gastos desnecessários

Um dos pilares para ter um plano sustentável na sua gestão financeira é evitar gastos desnecessários. Esse entendimento deve partir de todos os envolvidos. Ou seja, é importante alinhar com a equipe, reunir ideias para elaborar um plano eficiente e colocá-lo em prática para diminuir os custos o máximo possível.

Não é indicado cortar despesas repentinamente, pois isso pode prejudicar a produtividade e as rotinas internas. Em vez disso, informe as possíveis alternativas e converse com os colaboradores para obter os melhores resultados, implementando a sustentabilidade financeira no dia a dia com algumas mudanças básicas, como adoção de cartão corporativo.

Ainda, é recomendável avaliar quais os gastos que realmente são desnecessários. Alguns custos podem ser vistos como benefícios, mas tornam o trabalho mais produtivo, ou diferenciam a empresa do mercado.

Assim, escolha cortes que não agreguem valor para o negócio e podem ajudar a economizar.

4.  Crie uma reserva de emergência

Parte do plano de sustentabilidade financeira se baseia na preparação para o futuro, e, para isso, é fundamental ter reservas de emergência. Imprevistos podem prejudicar o seu orçamento e equilíbrio, e ter uma gestão verdadeiramente consciente envolve se planejar da melhor forma possível para isso.

Com uma reserva apropriada, será possível cobrir os gastos até se restabelecer, além de pensar no futuro e nas necessidades que deverão ser atendidas. Assim, poderá passar por períodos críticos sem ter que interferir nas atividades ou suspender sua expansão.

5.  Tenha uma plataforma de gestão

Finalmente, uma dica para implementar um plano de sustentabilidade financeira adequado é investir em uma plataforma de gestão adequada. Sem ter o controle centralizado e visualizar todos os dados, será mais difícil entender o momento da empresa e o que pode ser feito para mantê-la equilibrada.

Nesse caso, contar com recursos tecnológicos é uma forma de garantir esse conhecimento e desenvolver estratégias verdadeiramente eficientes. Além disso, automatizar rotinas permite administrar as atividades com mais facilidade, inclusive implementando uma gestão por aplicativo, ajudando no corte de despesas e no planejamento para o futuro.

Conheça a solução Empresarial da Edenred Pay

A solução Empresarial Edenred Pay pode te ajudar a implementar uma rotina de sustentabilidade financeira no seu negócio com facilidade e rapidez.

O sistema automatizado possibilita reunir as principais informações no mesmo ambiente, emitindo relatórios mais completos para conhecer as entradas e saídas da empresa. Enquanto isso, suas funcionalidades permitem um controle mais aprimorado dos custos, auxiliando os colaboradores a gastarem com consciência, apenas no orçamento.

Com uma plataforma de controle de pagamentos, será mais simples implementar estratégias para o futuro, e administrar suas reservas financeiras por meio de um único software.

A Edenred Pay está presente em mais de 40 países e atende 130 mil empresas brasileiras, com experiência no ramo e soluções que podem equilibrar o seu negócio.

Vale a pena adotar a sustentabilidade financeira?

Somente com a sustentabilidade financeira será possível expandir suas atividades de forma saudável, pensando no futuro e podendo lidar com imprevistos tranquilamente. Esse conceito permite atender as necessidades do presente, mas sem comprometer as gerações futuras, mantendo um equilíbrio nos gastos.

Por isso, vale a pena considerar um plano sustentável, especialmente se quiser evoluir seu negócio de maneira saudável e eficiente.

Nesse caso, considere apostar em algumas sugestões, como ter uma reserva de emergência e uma plataforma de gestão para empresas, que ajuda a equilibrar as contas e modernizar as rotinas para seus colaboradores.

Conheça as soluções da Edenred Pay e vá além do dinheiro: pague seus funcionários com modernidade!

 

Compartilhe:

Equipe Edenred Pay

Deixe sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade