Como organizar corretamente um planejamento financeiro empresarial

Por Equipe Edenred Pay
em 6 de março de 2023
Como organizar corretamente um planejamento financeiro empresarial

Sem um bom planejamento financeiro empresarial, nenhuma empresa consegue crescer de forma sustentável e o suficiente para se destacar no mercado.

Embora conheçam a importância do planejamento financeiro, muitas pessoas negligenciam essa etapa em seus negócios, seja por falta de conhecimento ou de tempo. Para contornar esses obstáculos, e tornar a gestão das finanças mais prática, a tecnologia é uma ótima aliada.

Quer descobrir quais são as etapas de um planejamento de sucesso e conhecer as ferramentas que podem ajudar sua empresa a deslanchar na parte financeira? Então continue acompanhando o artigo de hoje.

 

Planejamento financeiro empresarial: qual a sua importância? 

O planejamento financeiro é uma ferramenta essencial, e muito provavelmente ela já faz parte do seu dia a dia na hora de realizar planos significativos, como uma viagem ou a troca do carro, não é mesmo?

O planejamento financeiro empresarial se mostra ainda mais importante, afinal, a empresa não representa apenas o sonho do fundador e de sua família, como também garante o sustento de centenas, às vezes até de milhares de pessoas.

Quando bem-feito, o planejamento financeiro empresarial permite que a empresa gere lucro e consiga definir metas para o futuro, alcançando a sustentabilidade financeira.

Principalmente entre as pequenas e médias empresas, as chances de o negócio fechar as portas nos primeiros anos é bastante alta, e outro benefício que o planejamento financeiro proporciona é a capacidade de a empresa manter a sua longevidade.

 Além de permitir olhar para a frente, e alcançar objetivos de curto, médio e longo prazos, o planejamento financeiro empresarial também ajuda os gestores a entenderem a situação atual dos negócios.

 

Quando sua empresa precisa começar a investir em um plano financeiro?

O planejamento financeiro empresarial deve começar a ser feito antes mesmo de o negócio abrir as portas.

Para os gestores que não deram muita importância para essa etapa no início de suas jornadas empresariais, a dica é começar o quanto antes a implementar um plano financeiro.

O planejamento financeiro não é útil apenas para que a empresa consiga planejar a abertura de uma nova filial ou o lançamento de um produto, por exemplo.

 A ferramenta também ajuda a fazer um raio-x das finanças, indicando como os recursos têm sido usados e se há alguma despesa que pode ser cortada ou reduzida.

 

Conheça 3 dicas para iniciar um planejamento financeiro na sua empresa 

Antes de partirmos para o passo a passo de um planejamento financeiro empresarial de sucesso, vale trazermos algumas dicas que irão ajudar a sua empresa a olhar para as finanças com a atenção que elas merecem.

O planejamento não é responsabilidade apenas do setor financeiro 

 Achar que controlar as finanças e garantir a conquista de metas é uma responsabilidade exclusiva do departamento financeiro é um grande erro.

 Afinal, caso o setor comercial não consiga fechar uma quantidade determinada de contratos, a equipe de marketing enfrente algum problema no pagamento de mídia online ou o departamento de estoque esteja com muita mercadoria parada, todas essas questões irão influenciar no caixa da empresa.

 Com isso em mente, o plano de ação de um planejamento financeiro deve ser compartilhado por todos os departamentos, garantindo que a empresa inteira esteja “na mesma página” com relação aos objetivos que se pretende alcançar.

O planejamento financeiro deve estar sempre sob supervisão 

De nada adianta fazer um planejamento financeiro empresarial se ele não for constantemente acompanhado.

Além de acompanhar a movimentação financeira em si, é preciso verificar se as metas planejadas estão sendo cumpridas.

É preciso ficar de olho no preço dos produtos e serviços 

O preço estabelecido para seus produtos e serviços deve levar em conta uma série de questões, e não apenas o quanto o seu concorrente está cobrando.

Vale lembrar que o preço praticado influencia diretamente no planejamento financeiro empresarial e, caso esteja impactando negativamente o caixa, pode ser necessário, por exemplo, tentar baratear o processo de produção ou até mesmo aumentar o preço atual.

 

Entenda o passo a passo para um planejamento financeiro efetivo 

É hora de colocar a mão na massa e compreender como um planejamento financeiro empresarial deve ser feito para garantir o sucesso do seu negócio.

1.    Entender a situação atual 

Não estamos falando apenas sobre a situação do caixa, mas da empresa como um todo, incluindo o posicionamento da marca, os pontos fortes e fracos do negócio, as oportunidades do mercado etc. Neste momento, a análise SWOT pode ser muito útil.

2.    Controlar custos, despesas e receitas 

Despesas geradas por equipes externas, como deslocamento, passagens e hospedagem costumam ser uma dor de cabeça para muitas empresas. Custos com mídia paga e agências de marketing para divulgação, ou até mesmo com despesas emergenciais também precisam ser elencadas com cuidado durante a gestão de gastos, pois podem prejudicar seriamente o orçamento da empresa. 

Mesmo que essa não seja a situação do seu negócio, o controle de custos e despesas fixas e variáveis, bem como das receitas, é fundamental para que o planejamento financeiro empresarial seja eficaz.

3.    Definir objetivos 

Saber onde sua empresa pretende chegar é o próximo passo do planejamento financeiro, e pode incluir objetivos dos mais variados, de acordo com a realidade do seu negócio, como aumentar o faturamento, melhorar a participação no mercado ou diminuir os custos fixos e variáveis.

4.    Montar um plano de ação 

Definidos os objetivos, o próximo passo é elaborar formas de alcançá-los através de um plano de ação, o qual deve conter metas, prazos e as pessoas responsáveis por cada tarefa, sempre lembrando que o planejamento financeiro empresarial é uma responsabilidade conjunta entre todos os departamentos, principalmente àqueles que  possuem custos operacionais que variam conforme plano de ação e alavancagem de vendas e necessitam de controle à risca mês a mês como em times comerciais, operacionais e marketing.

5.    Elaborar diferentes cenários 

Crises financeiras, uma pandemia, a chegada de um novo concorrente no mercado… Para se antever aos desdobramentos de eventos como esses, o planejamento financeiro empresarial também deve contemplar cenários alternativos àquele definido inicialmente, incluindo um otimista e um pessimista.

6.    Controlar as movimentações financeiras 

O planejamento financeiro precisa ser acompanhado de forma regular, preferencialmente todos os dias. O ideal é contar com a ajuda de sistemas que permitam fazer lançamentos, controlar transações e gerar relatórios de maneira automatizada

7.    Acompanhar os resultados 

Como saber se os objetivos estão sendo alcançados se você não estiver acompanhando os resultados do planejamento financeiro? É importante contar com métricas para que seja possível ajustar alguma ação ou permanecer com determinada estratégia.

 

Conheça a solução Empresarial da Edenred Pay 

Não se constrói uma história de sucesso nos negócios sem um bom planejamento financeiro empresarial, mas talvez a sua equipe não esteja conseguindo focar nele por conta das diversas outras demandas do dia a dia. 

E é justamente para facilitar a rotina do seu negócio que a tecnologia deve entrar em cena, contribuindo para melhorar o controle de despesas, a gestão de reembolsos e a organização das transações financeiras.

 A solução Empresarial da Edenred é ideal para o controle de despesas do seu negócio, seja qual for o desafio financeiro da sua empresa. Não à toa, ela já faz parte da rotina de mais de 130 mil empresas ao redor do país.

Parametrize os gastos de maneira prática, rápida e de maneira integrada aos softwares já utilizados pela sua empresa. Conheça a solução Empresarial da Edenred Pay, a solução ideal para sua empresa..

Compartilhe:

Equipe Edenred Pay

Deixe sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade