Se você atua em agência ou mesmo dentro de um time de marketing, sabe que o pagamento de mídia online pode gerar dor de cabeça. Ora porque a forma de pagamento de anúncio digital muda de um canal para outro, ora porque a moeda oficial também alterna.
Os desafios enfrentados por gestores e analistas na gestão do pagamento de mídia online não param por aí. E nós vamos comentar mais sobre tudo isso neste artigo, além de indicar uma ótima solução que pode ajudar a superar todos eles. Confira!
Quais são os principais desafios no pagamento de mídia online?
Os consumidores estão cada vez mais presentes no digital, tornando os canais online uma ótima opção para alcance de marca. Por isso, empresas que não fazem anúncios em canais online, como Google, Instagram, YouTube, Facebook, Mercado Livre e outros, não conseguem crescer e se destacar no mercado digital.
Não é à toa que se estima um investimento de mais de 329.000 milhões de dólares em publicidade na internet em 2021. Isso representa nada mais, nada menos que 49% do investimento em toda a publicidade global.
Você que atua com o pagamento de mídia online já deve estar atento a esse crescimento de investimento. Mas sabe que anunciar nesses espaços nem sempre é tão simples, principalmente em função dos desafios que listamos abaixo.
1- Padronização na cobrança de mídias digitais
Conforme comentamos na introdução, cada mídia digital tem suas particularidades e isso pode gerar um verdadeiro caos nas finanças da empresa. Tanto os valores quanto a frequência de cobranças são distintos entre as ferramentas e isso demanda uma atenção especial do analista de mídia digital para que não se perca o controle dos gastos.
Mesmo que um planejamento de mídia digital presuma um valor de investimento para campanhas, a impressão de anúncios sofre variáveis por comportamento no canal. E isso, por si só, já pode variar o valor total debitado. De certo que existe uma certa previsibilidade, mas ela nunca é 100% precisa, é apenas uma estimativa.
2 – Transações em canais digitais com cartão internacional
As transações podem ter caráter internacional e isso envolve desde a exigência do cartão de bandeira internacional até questões referentes à conversão de moedas e variações no câmbio.
São detalhes que acabam exigindo que o time de mídia digital conte com diversos meios de pagamento para dar andamento ao plano de mídia do seu cliente.
3 – Pagamento do próprio “bolso”
Esse é um desafio comum entre agência e cliente. O ideal seria que a empresa/cliente disponibilizasse um saldo a ser consumido pelas campanhas conforme necessidade de investimento.
No entanto, é comum que o cliente aprove o planejamento de mídia digital e a agência seja responsável por investir e gerenciar os anúncios com a verba do próprio caixa.
Isso pode incorrer em desequilíbrio mensal no caixa da agência. Por isso, o desafio aqui é o analista manter a organização e o controle de todas essas transações e, principalmente, justificar os valores a serem investidos seja para a gestão financeira da agência, seja para a empresa/cliente.
4 – Falta de flexibilização de prazos de pagamento
As plataformas de anúncio online são rígidas em relação aos prazos de pagamento. Tratam-se de empresas muito grandes que entregam resultados de forma muito ágil e dinâmica. Elas atuam no hoje, no agora, por isso não podem fazer negociações de longo prazo.
Só existem duas formas de pagar: antecipadamente ou em lançamento direto no cartão de crédito. Se o saldo terminar ou se o lançamento no cartão for recusado as campanhas são automaticamente interrompidas e não tem conversa nem negociação.
5 – Segurança na realização dos pagamentos
O compliance é uma questão de extrema importância para uma gestão financeira eficiente na empresa. E, por atuar na transação de pagamentos em diversas plataformas, o gestor de mídia paga precisa ter atenção na prevenção de fraudes e do vazamento de dados.
Da mesma forma que é preciso salvar informações estratégicas como montante investido e datas de pagamento, é necessário registrar dados de forma segura. Desorganização ou desatenção pode abrir uma brecha no sistema de segurança da organização.
Como o Ticket Empresarial pode ajudar a superar esses desafios?
Todos esses desafios parecem grandes, mas podem ser tratados de forma simples e prática com a ajuda do Ticket Empresarial, como mostramos a seguir.
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Controle efetivo dos limites de gastos
Um dos principais pontos de descontrole na gestão de pagamento de mídia online é a limitação de gastos no cartão. Com o Ticket Empresarial o valor de investimento para campanha digital fica disponível de forma antecipada, aumentando o controle dos valores aplicados nos anúncios. Dessa forma, os gestores responsáveis pelas contas podem administrar melhor as ações, definindo onde aplicar a verba disponível de forma mais estratégica.
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Gestão eficiente e unificada de diferentes contas de anúncio
A gestão de mídia paga pode se tornar um pouco mais complexa, pois são várias contas diferentes para administrar.
Com o Ticket Empresarial tanto a empresa quanto a agência de marketing gerenciam os gastos em uma plataforma de gestão de despesas, que centraliza o histórico de pagamento das campanhas. Na plataforma, o cliente pode até aprovar diretamente novos saldos para campanhas.
Assim, é possível trabalhar com mais flexibilidade entre os diferentes canais sem afetar os limites totais de gastos.
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Facilidade e segurança para compra internacional
O Ticket Empresarial pode ser usado em transações de anúncios online em plataformas que exigem bandeira internacional. Assim, de forma prática e simples, o analista de marketing não precisa lançar mão de inúmeros meios de pagamento para transação em cada plataforma.
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Maior segurança com o código de segurança dinâmico
O verso de todo cartão físico possui um código de verificação de três ou quatro dígitos impresso. É um dado que ajuda a validar a titularidade de um cartão.
Em cartão virtual ou cartão não-presente, esse código precisa ser dinâmico para protegê-lo de roubo dos dados e da tentativa de clonagem. A tecnologia é semelhante ao token no aplicativo do cartão. Ele invalida rapidamente um código usado anteriormente pelo usuário originando um novo a cada transação de pagamento de mídia online.
Esse recurso não é encontrado em qualquer meio de pagamento, mas a boa notícia é que o Ticket Empresarial já conta com essa tecnologia.
Enfim, o pagamento de anúncio online promove uma série de desafios tanto para as empresas quanto para as agências de marketing que oferecem o serviço de anúncio em mídia paga.
Contudo, vimos que todos esses desafios podem ser superados com facilidade com a ajuda do Ticket Empresarial. Agora que você já sabe disso, fale agora com um dos nossos consultores para saber como garantir a autonomia, agilidade e flexibilidade dessa solução em seu time de marketing.