Entenda por que um cartão corporativo pode ser aliado da sua gestão de despesas

Por Equipe Edenred Pay
em 13 de dezembro de 2022
Entenda por que um cartão corporativo pode ser aliado da sua gestão de despesas

O cartão corporativo pode ser um aliado importante na gestão de gastos empresariais, e gestores que ainda não consideram essa solução podem se interessar pelos benefícios que ela traz.

Um controle financeiro eficiente é essencial para o crescimento saudável das atividades, e isso também se aplica nas despesas do dia a dia, necessárias para atender às necessidades dos colaboradores.

Entretanto, algumas alternativas de gerenciamento podem ser complexas e pouco estratégicas, enquanto concentrar os gastos em um único produto facilita essa rotina para o administrador e sua equipe.

Por esse motivo, vale a pena conhecer mais sobre o cartão corporativo, e entender como ele funciona na prática. Conheça mais sobre esse formato de pagamento e os benefícios que ele pode trazer para a sua corporação.

 

O que é um cartão corporativo?

Um cartão corporativo é um produto financeiro que as empresas disponibilizam para seus funcionários concentrarem os gastos relacionados ao funcionamento do negócio, direta ou indiretamente.

Despesas de larga escala ou necessárias para a produção das mercadorias costumam ser planejadas por um setor específico, que precifica e emite as ordens de compra em determinados períodos do mês.

Isso contribui para um controle financeiro mais eficiente e um entendimento claro sobre o cenário da empresa quanto ao seu orçamento.

No entanto, existem gastos pontuais que fazem parte da rotina empresarial, como compras e atividades dos colaboradores que precisam ser cumpridas para permitir a continuidade do fluxo operacional.

Nesse caso, em vez de trabalhar com alternativas como reembolso de gastos ou uso de formatos convencionais de pagamento, o cartão corporativo concentra as compras em um único produto, facilitando o acompanhamento.

Além da praticidade, é um produto sob controle da empresa, que determina os utilizadores, limite disponível e outros detalhes alinhados com a sua política interna.

Em outras palavras, torna a administração financeira mais simples no dia a dia, além de trabalhar de forma mais transparente.

Atualmente, existem diversas modalidades, como crédito convencional e cartão corporativo pré-pago, para alinhar as demandas da empresa da melhor forma.

 

E como ele funciona?

O cartão corporativo é emitido por uma instituição financeira ou banco, assim como outras modalidades de cartão usadas por pessoas físicas. 

No entanto, ele acompanha contratos diferenciados, por conta dos limites e condições empresariais. Por isso, é solicitado para a conta jurídica da empresa.

Uma vez aprovado, a corporação poderá realizar pagamentos comuns com esse recurso, da mesma forma que funciona um cartão normal. 

A empresa terá controle sobre as faturas e limites, além de disponibilizar senhas e autenticações para trazer mais segurança para os pagamentos.

Dessa forma, não é preciso reembolsar os funcionários por compras cotidianas pagas com recursos próprios, pois a corporação disponibiliza um orçamento delimitado especialmente para essas ocorrências.

 

Cartão de crédito x cartão corporativo: os dois são iguais?

Teoricamente, o cartão corporativo e o cartão de crédito convencional são iguais, pois funcionam da mesma forma.

A principal diferença entre eles é o titular responsável pelo uso. Produtos de crédito convencional costumam ser direcionados para pessoas físicas, enquanto o recurso corporativo, como o nome indica, é de posse de uma empresa.

No entanto, ambos apresentam fatura mensal, possibilidade de parcelamento e limite ajustável conforme a necessidade dos colaboradores.

Além disso, é possível verificar, em detalhes, todas as compras por meio do extrato, contando com o suporte bancário da instituição administradora.

 

5 benefícios de um cartão corporativo para sua gestão de despesas

Para gestores que estão avaliando a possibilidade de contratar um cartão corporativo, vale a pena conhecer alguns dos benefícios que ele oferece para a sua gestão de despesas.

Veja 5 pontos positivos desse produto para reduzir os desafios da gestão financeiro do seu negócio:

1. Limite de crédito

O cartão corporativo, como outros produtos de crédito convencionais, permite que a empresa determine um limite para uso no dia a dia.

Essa ferramenta é essencial para impedir gastos acima do delimitado, conferindo maior controle e restrições para os colaboradores.

Ao mesmo tempo, é uma forma de ter maior tranquilidade no acompanhamento das contas, pois a fatura sempre será de conhecimento do setor contábil, sem surpresas no final do mês.

2. Divisão de gastos

Outra possibilidade interessante do cartão corporativo, que contribui para uma gestão adequada das despesas, é a divisão de gastos da melhor maneira possível.

Cada empreendimento tem autonomia para administrar o limite conforme suas necessidades, tendo um controle mais estratégico dos recursos e de como eles são usados. 

Por exemplo, é possível determinar parte do limite apenas para pagamentos alimentícios, compras de escritório ou gastos com combustível.

Posteriormente, a verificação dos gastos também será mais simples, identificando qual o setor responsável pela maior quantidade de compras, e possibilitando a criação de estratégias mais assertivas para economizar nesse quesito.

3. Redução de fraudes

É fundamental que a empresa se atente para as fraudes fiscais e financeiras às quais está exposta pela má-fé no uso de recursos como reembolso de gastos com capital próprio.

Nesse sentido, o cartão corporativo pode auxiliar na redução dessas incidências, pois todas as compras serão detalhadas na fatura, com envio de notificações em tempo real e registro no sistema contábil.

Dessa forma, os responsáveis poderão averiguar todos os extratos, correndo menos riscos nas fraudes de reembolso, por exemplo.

4. Transparência na prestação de contas

A gestão de despesas da empresa também deve apresentar uma prestação de contas transparente e completa para permitir um controle realmente efetivo por parte da administração.

E esse é um dos benefícios do cartão corporativo, por conta dos extratos e documentos gerados em integração com o sistema.

Além de receber notificações e registro de todas as compras, o gestor também terá o apoio da instituição bancária por meio dos extratos e das faturas. Futuramente, será possível encontrar inconsistências mais facilmente.

Ainda, o envio de notas fiscais e comprovantes para a Receita Federal também será mais simples, pois todos os dados estão reunidos em uma única plataforma.

5. Praticidade para os colaboradores

Ainda, vale a pena mencionar a praticidade que o cartão corporativo oferece aos colaboradores. Uma vez que esse recurso de crédito funciona como um produto convencional, ele permite pagamentos em apenas alguns segundos, com segurança.

Não é necessário optar por outros formatos mais burocráticos, e cada setor pode ter um cartão adicional para utilizar em suas necessidades diárias.

Além disso, para a empresa, é vantajoso ter esse tipo de pagamento, pois ele centraliza as despesas e reduz os processos pelos quais o colaborador precisa passar no momento do pagamento.

Quanto mais praticidade, menos recursos serão gastos durante a rotina, contribuindo para a gestão de despesas e controle de orçamento.

 

Conheça a Edenred Pay

Após conhecer os benefícios do cartão corporativo, vale a pena conhecer as soluções de pagamento da Edenred Pay.

Com nosso sistema, você pode otimizar a gestão financeira do seu negócio, utilizando serviços desenvolvidos com foco na experiência do usuário, elaborando plataformas intuitivas e com tecnologia de ponta.

Nossa ferramenta permite que a sua empresa cresça de forma saudável, com produtos personalizáveis para transmitir maior seriedade e profissionalismo, como a solução Edenred Empresarial.

Também contamos com recursos para gerenciar suas despesas de forma prática, reunindo todos os dados mais relevantes em um só sistema, contribuindo para a sua tomada de decisões.

Com o Edenred Pagamentos, você poderá ter uma política de pagamentos e benefícios que atenda aos colaboradores, mas sem comprometer a qualidade da sua gestão.

Além disso, nossa solução Edenred Empresarial  oferece o melhor controle para a gestão de despesas e reembolsos da sua empresa. Toda a rapidez e facilidade na parametrização dos gastos dos seus funcionários, de maneira automática no seu dia a dia.

São mais de 130 mil empresas brasileiras que contam com soluções financeiras da Edenred, presente em 46 países e desenvolvendo as tecnologias mais avançadas para auxiliar o seu negócio.

 

Quando contratar um cartão corporativo?

Se você estiver buscando soluções para otimizar a rotina financeira da sua empresa e facilitar a sua gestão de despesas, vale a pena contratar um cartão corporativo.

Essa solução é prática e acessível, podendo ser oferecida por diversas companhias certificadas e com produtos especializados para o seu negócio.

Além de permitir um maior controle e concentração dos gastos, evita fraudes de reembolso e traz mais praticidade para a rotina dos seus colaboradores.

E vale mencionar que não existem restrições ou condições para a sua empresa ter um cartão corporativo. Pequenos ou grandes empreendimentos podem ter acesso a soluções personalizáveis que atendam exatamente a sua demanda.

Por esse motivo, considere adotar essa forma de pagamento e otimize a sua gestão de gastos cotidianos com um produto seguro, simples e acessível.

Vá além do dinheiro: pague seus funcionários com modernidade. Conheça as soluções da Edenred Pay e tenha uma administração financeira moderna e descomplicada.

 

Compartilhe:

Equipe Edenred Pay

Deixe sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade