A rotina do setor de Recursos Humanos é bastante movimentada, principalmente no que se refere à folha de pagamento. Para contribuir com a saúde financeira da empresa e esclarecer as dúvidas dos colaboradores, é essencial que você como profissional da área esteja atento aos diferentes termos associados à remuneração, como salário direto e salário indireto, por exemplo.
Ao longo do artigo, além de entender o significado e as principais diferenças entre esses termos, você também vai conhecer a diferença entre salário e remuneração e saber como construir uma política de salário e benefícios que seja atrativa e auxilie na atração e retenção de talentos. Boa leitura!
Mas o que é o salário?
De maneira geral, salário é o valor que o colaborador recebe em troca dos serviços prestados durante um período determinado. A quantia a ser paga é especificada no contrato de trabalho assinado pelo colaborador.
Aqui nesse tópico, vale especificarmos um pouco mais o conceito de salário porque existem vários tipos, entre eles:
Salário base
Este é o salário que descrevemos acima, ou seja, aquele que foi acordado entre a empresa e o colaborador através de um contrato de trabalho.
Salário-mínimo
Estabelecido por lei e ligado à CLT, este é o valor mínimo que uma empresa deve pagar aos seus colaboradores por uma jornada de 8 horas diárias. Vale lembrar que além do salário-mínimo nacional também existe o valor definido por cada estado, chamado de salário-mínimo regional.
Piso salarial
Também conhecido como salário profissional, o piso salarial é o valor mínimo a ser pago aos funcionários de uma categoria específica. Esse salário é estabelecido por lei ou convenção coletiva e tem relação com a complexidade do trabalho a ser executado.
Salário bruto
Esse é um sinônimo do salário base, pois é o valor recebido pelo colaborador sem os descontos de impostos, como INSS e Imposto de Renda.
Salário líquido
Por fim existe o salário líquido, que é o valor efetivo ao qual o colaborador tem acesso após serem descontados os impostos na folha de pagamento.
Salário x remuneração: existe diferença?
Agora que já especificamos os diferentes tipos de salários existentes, chega o momento de esclarecer outro termo, que é a remuneração.
Ela compreende tudo o que o colaborador recebe em troca dos serviços prestados, inclusive o salário. Então, além do salário base, a remuneração também inclui os benefícios corporativos e as verbas usadas para calcular o 13º salário, as férias, as rescisões e os impostos.
Assim como acontece com o salário, há vários tipos de remunerações existentes. Além do salário indireto, que explicaremos melhor no tópico seguinte, a remuneração pode ser dividida em:
Remuneração funcional
Esse talvez seja um dos tipos mais comuns de remuneração, que é aquele relacionado ao cargo que o colaborador ocupa. Para engajar os colaboradores e estabelecer a transparência dentro da empresa, é interessante que a remuneração funcional esteja atrelada a um plano de carreira, indicando as possibilidades de crescimento dentro da organização.
Remuneração por habilidades
Nessa remuneração são levadas em conta as habilidades que o colaborador possui, como a fluência em um determinado idioma ou uma pós-graduação. Como a remuneração por habilidades incentiva que o funcionário busque se especializar constantemente, é interessante que a empresa ofereça benefícios corporativos nesse sentido, como idiomas in company ou descontos em instituições de educação.
Remuneração por competências
Esse tipo de remuneração paga melhor aos colaboradores que atendem a determinados requisitos, como inglês fluente, por exemplo.
Remuneração variável
Bastante comum em equipes comerciais, a remuneração variável inclui valores relacionados a comissões, bônus e premiações. Dependendo dos resultados atingidos, o colaborador pode receber mais ou menos a cada mês.
Participação acionária
Existente em empresas de capital aberto, a remuneração por participação acionária oferece uma parte da organização ao colaborador, através de cotas, ações ou dividendos. Esse tipo de remuneração incentiva os funcionários a terem cada vez mais senso de donos.
PLR
A Participação nos Lucros e Resultados é uma remuneração oferecida quando a empresa como um todo atinge uma meta definida. É interessante para estimular os colaboradores a manterem a produtividade com foco em um objetivo em comum.
Salário direto e indireto: entenda as características de cada uma
Agora que você já entendeu quais são os tipos de salários existentes e a diferença entre salário e remuneração, chegou a hora de explicar melhor o que significa salário direto e salário indireto.
Salário direto
Salário direto é o mesmo que salário base ou salário bruto, ou seja, o valor acordado em contrato e que é pago ao funcionário de acordo com os serviços prestados em um período determinado.
Salário indireto
Conforme adiantamos no tópico anterior, o salário indireto é um tipo de remuneração e inclui benefícios como plano de saúde, plano odontológico, vale alimentação e seguro de vida.
Cada vez mais, um salário indireto pode representar um fator determinante para que um colaborador opte por entrar ou permanecer em uma empresa.
Como implementar uma política de benefícios atrativa para sua empresa?
Se antigamente apenas um salário direto atrativo era suficiente para atrair talentos e manter os colaboradores engajados, hoje a realidade é outra.
A tendência é que os profissionais escolham onde desejam trabalhar, e não o contrário, e a empresa capaz de oferecer uma remuneração atrativa, com um plano de benefícios flexível, tende a se destacar no mercado e conquistar os melhores talentos.
Para que isso aconteça, é fundamental conhecer muito bem quem trabalha com você e entender quais são suas expectativas e necessidades. Além disso, a cultura organizacional deve funcionar como um norte na escolha dos benefícios, de modo que eles ajudem a refletir os valores da organização.
Se houver dificuldade no momento de eleger benefícios corporativos adequados para a empresa, uma boa alternativa é fazer pesquisas de mercado com organizações de destaque, como aquelas que saem vencedoras em premiações como Great Place to Work e Top Employer.
Como dissemos, um salário indireto atrativo é preferencialmente flexível, ou seja, permite que o colaborador escolha os benefícios que mais fazem sentido para ele e como pretende utilizar cada um deles.
Por fim, uma política atrativa de benefícios se faz com transparência e comunicação assertiva, afinal, de nada adianta implementar mudanças incríveis se os principais interessados não estiverem por dentro delas, não é mesmo?
Conheça a solução Pagamentos da Edenred Pay
Ao ficar mais bem informado com a ajuda deste post, você já deu o primeiro passo em busca de melhorar a saúde financeira da sua empresa e aumentar a satisfação dos seus colaboradores. O próximo é conhecer a solução Pagamentos da Edenred Pay.
Com ela, você tem acesso a produtos e serviços que desburocratizam a gestão financeira do seu time e permite que os funcionários tenham acesso ao salário direto e salário indireto de uma maneira muito mais prática e eficiente.
Por mais atrativo que seja, somente o salário direto não é o bastante para atrair e reter os melhores profissionais.
Sua empresa precisa estar empenhada em construir uma política de benefícios atrativa, que contemple remunerações alinhadas à própria cultura organizacional, como um salário indireto flexível.
Conversar com a equipe de colaboradores e prestar atenção às tendências de mercado são dois passos importantes neste sentido.
Um bom plano de salários e benefícios não deve ser atrativo somente na teoria e é por isso que escolher uma forma de pagamento moderna e eficiente também é fundamental para deixar os colaboradores motivados e evitar o turnover de funcionários.
Então, vá além do dinheiro: pague seus funcionários com modernidade!