Problemas com o controle de despesas do seu time de vendas? Saiba os benefícios de um cartão recarregável para sua empresa

Por Equipe Edenred Pay
em 22 de março de 2023
Problemas com o controle de despesas do seu time de vendas? Saiba os benefícios de um cartão recarregável para sua empresa

Com o aumento da competição no mercado e a necessidade de alcançar metas cada vez mais ambiciosas, agentes de representação comercial podem ter dificuldades no controle de suas despesas quando estão em campo. 

Frequentemente, é preciso arcar com gastos relacionados a viagens, hospedagens, refeições e outros custos, como manutenção de equipamentos, o que pode prejudicar o controle do orçamento da organização.

Em busca de uma solução, muitas empresas têm adotado o uso de cartões recarregáveis para pagamentos de despesas relacionadas à representação comercial, ou seja, seu time de vendas. 

Estes cartões permitem que a empresa tenha um maior controle de despesas, além de oferecer uma série de benefícios que ajudam a aumentar a eficiência e a produtividade desses parceiros. 

Neste artigo, a Edenred Pay, como uma referência neste serviço, deseja explorar os benefícios do uso de cartões recarregáveis para empresas que desejam melhorar o controle de despesas do seu time de vendas e agentes de representação comercial.

Boa leitura!

  • O que são despesas corporativas?
  • Como realizar o controle de despesas da equipe externa à distância? 
  • Conheça as vantagens de um cartão recarregável para a gestão de custos da sua empresa
  • A importância do controle de despesas para a saúde do seu negócio
  • A Edenred Pay

O que são despesas corporativas?

É possível definir despesas corporativas como os gastos que uma companhia precisa arcar para manter suas atividades em funcionamento integral, bem como o aperfeiçoamento do fluxo de trabalho. 

Diante dessa definição, estima-se que esses custos abranjam pagamentos fixos, como o aluguel do escritório e as contas de água, luz e conexão à internet, até os custos variáveis, como as despesas com viagens, hospedagens, alimentação, treinamentos, eventos, entre outros.

Um dos erros mais sérios na gestão empresarial é não manter um acompanhamento dessas despesas. 

É indiscutível que esses custos são constantes e frequentes, tais como alimentação, combustíveis, estacionamento, viagens, e precisam ser monitorados de perto.

No entanto, muitas vezes, isso não acontece. As empresas precisam fazer um controle de despesas eficiente, de modo a evitar gastos desnecessários e garantir que esses recursos não sejam desperdiçados.

E quais são reembolsáveis?

Uma despesa corporativa sempre será reembolsável quando estiver relacionada a qualquer atividade ou deslocamento durante o exercício da função do funcionário.

Além disso, a ocorrência de imprevistos e a necessidade de gasto com recursos adicionais também pertencem a essa categoria. 

Portanto, é recomendável incluir na política de reembolso da companhia as seguintes despesas:

  • Gastos com viagens a trabalho, como passagens aéreas, hospedagens, aluguel de carro, combustível e demais despesas dessa categoria;

  • Gastos com alimentação durante viagens a trabalho ou reuniões externas;

  • Custos com cursos, treinamentos e eventos corporativos que estejam alinhados com os objetivos da empresa;

  • Despesas com equipamentos e tecnologias necessárias para a realização das atividades profissionais, como celulares, laptops, softwares, entre outros;

  • É vital definir quais custos que não são reembolsáveis, como as multas de trânsito e infrações, perdas de recursos decorrentes de atrasos, despesas com lazer e entretenimento e qualquer compra pessoal. 

Não elaborar uma política de reembolso específica é outro problema para o controle de despesas. É essencial que as empresas estabeleçam um acordo claro, para evitar mal-entendidos e garantir que os colaboradores saibam quais são os custos que podem ser reembolsados. 

Como realizar o controle de despesas da equipe externa à distância?

Sem dúvidas, não controlar as despesas de equipes internas e terceirizadas é um dos maiores equívocos na gestão empresarial.

As consequências da não realização do acompanhamento das despesas resultam na perda de credibilidade da companhia e uma redução na margem da sua rentabilidade, bem como na elevação da carga de trabalho para a equipe administrativa.

Sendo assim, realizar o controle de despesas da equipe externa à distância pode parecer um desafio, mas com as tecnologias e ferramentas certas, é possível realizar essa gestão de forma assertiva e livre de erros e impasses.

Uma das formas de realizar esse controle é mediante o uso de cartões corporativos, que permitem a emissão de cartões físicos e virtuais para a equipe externa, com limites de gastos pré-estabelecidos e possibilidade de acompanhamento em tempo real das transações realizadas. 

Essa opção pode ser muito vantajosa, pois, além de permitir um controle maior das despesas, também facilita o processo de reembolso, já que muitos desses cartões permitem a geração automática de relatórios de gastos, ajudando na desburocratização desse processo.

Modernizar os pagamentos é uma opção atrativa para que os colaboradores possam atuar dentro das diretrizes estabelecidas pela empresa contratante e evitar gastos desnecessários. 

Conheça as vantagens de um cartão recarregável para a gestão de custos da sua empresa

Os cartões recarregáveis têm se tornado uma opção cada vez mais solicitada para a gestão de custos das empresas, especialmente no que diz respeito às despesas corporativas e aos agentes de representação comercial que estão em constante deslocamento. 

A seguir, apresentamos algumas razões que justificam a escolha dessa opção como a mais eficaz no controle de despesas:

  • Ao utilizar um cartão recarregável, a empresa tem pleno conhecimento dos gastos realizados pelos colaboradores, já que é possível definir limites de valores, categorias de despesas e períodos de uso, com o acompanhamento em tempo real de todas as transações.

  • Com o uso do cartão recarregável, a empresa pode reduzir custos ao economizar tempo e recursos na gestão de despesas, pois não é necessário que os colaboradores utilizem recursos próprios para realizar os gastos.

  • O cartão recarregável também é uma forma segura de realizar pagamentos, uma vez que os dados do cartão são protegidos e os colaboradores não precisam carregar grandes quantias em dinheiro.

  • Esta modalidade ainda fornece as informações de gastos, as quais são enviadas automaticamente para a empresa, o que torna mais fácil e rápido o processo de reembolso das despesas.

  • Os cartões recarregáveis podem ser personalizados com a marca da empresa, o que pode contribuir para fortalecer a imagem da organização junto aos clientes, parceiros de negócios e agentes de representação comercial.

Com essas vantagens, o cartão recarregável se torna uma opção bastante atrativa para o controle de despesas, proporcionando maior monitoramento e economia de recursos.

A importância do controle de despesas para a saúde do seu negócio

A falta de controle de despesas pode levar a uma série de problemas financeiros:

  • O endividamento excessivo da companhia;

  • A ausência do controle de despesas também inviabiliza o controle financeiro para a elaboração correta da folha de pagamentos;

  • A falta de recursos para investimentos, seja na infraestrutura ou nos próprios colaboradores, sejam eles internos e externos;

  • A perda de lucratividade, culminando na falência ou inviabilidade do negócio;

  • Pode resultar em fraudes e desperdícios, impactando negativamente a imagem da empresa e abalando a confiança dos clientes e parceiros de negócios;

  • Impossibilidade de identificar oportunidades para otimizar despesas corporativas;

  • Inviabilidade de praticar o orçamento previamente definido pela equipe contábil;

  • Ausência de segurança e transparência no controle de despesas, afastando agentes de representação comercial e talentos.

Diante dessas problemáticas, o controle de despesas ajuda a empresa a planejar melhor o orçamento, estabelecer metas realistas e monitorar o desempenho financeiro da organização, assegurando a sua reputação no mercado e rentabilidade.

A Edenred Pay

Edenred Pay atua como facilitadora de pagamentos e reembolsos corporativos, possuindo uma modalidade chamada Edenred Empresarial, que é uma opção eficaz na otimização de gastos. Mas como o cartão empresarial recarregável funciona?

Essa solução permite a parametrização de regras de uso, sendo possível definir dias, horários e tipos de estabelecimentos autorizados a utilizar essa modalidade de pagamento. 

Como o nosso cartão é associado à bandeira Mastercard, ele é amplamente aceito em todos os lugares físicos e online.

São mais de 32 milhões de pontos comerciais cadastrados com essa bandeira, o que torna o cartão recarregável Edenred Empresarial uma opção viável em todas as regiões do país.

Além disso, o cartão recarregável possui as duas versões, física e virtual, permitindo que o gestor defina um teto de gastos para o colaborador, evitando que o limite seja ultrapassado sem necessidade.

Esse limite pode ser acessado pelo gestor e pelo colaborador, via aplicativo, seja em sistemas Android ou iOS.

Com isso, as empresas conseguem organizar o fluxo de caixa de forma integral, considerando todas as despesas com colaboradores internos e externos, assegurando a conciliação contábil e a efetividade dos orçamentos previamente definidos.

Entre em contato conosco e transforme a gestão de pagamentos da sua empresa.

Compartilhe:

Equipe Edenred Pay

Deixe sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade