Você sabe como funciona um cartão de crédito corporativo?

Por Equipe Edenred Pay
em 2 de fevereiro de 2023
Você sabe como funciona um cartão de crédito corporativo?

Um cartão de crédito corporativo pode ser a solução que a sua empresa precisa para otimizar a gestão financeira e facilitar as rotinas de compras. Esse recurso funciona de maneira semelhante aos produtos convencionais, mas com benefícios específicos para pessoas jurídicas.

Além disso, existem diversas soluções que ajudam no controle de informações e na verificação de transações, reduzindo as chances de fraudes internas. Assim, vale a pena conhecer essa solução e entender como o cartão de crédito corporativo pode ajudar na sua gestão de pagamentos. Veja as vantagens e diferenças desse produto para outros recursos!

 

O que é um cartão de crédito corporativo?

O cartão de crédito corporativo é um recurso de pagamento cotidiano utilizado pelas empresas, disponibilizado para os colaboradores para uso nas atividades do negócio.

Na prática, funciona como um recurso bancário semelhante ao cartão de pessoas físicas, que usamos no dia a dia. Entretanto, ele é usado exclusivamente para despesas da empresa, podendo estar vinculado, ou não, a uma conta PJ.

Essa forma de pagamento pode ser utilizada para custear:

  • Materiais de escritório;
  • Viagens;
  • Aquisição de produtos;
  • Pagamento de fornecedores;
  • Custos de colaboradores em atividade laboral.

A ideia é centralizar os gastos corporativos em uma única fatura, para facilitar a gestão financeira da empresa e evitar fraudes com pagamentos dissolvidos em vários modelos. Além disso, é um recurso prático que oferece mais crédito para o negócio administrar durante o mês, permitindo aos colaboradores e ao gestor ter mais alternativas.

Por exemplo, se é necessário fazer uma viagem, o cartão de crédito corporativo pode pagar combustível, estadia e eventuais gastos durante o caminho. Materiais e produtos para a empresa podem ser pagos por esse cartão, e mesmo contas cotidianas podem ser agendadas para desconto do crédito.

Quem pode usar o cartão corporativo da empresa?

O cartão de crédito corporativo pode ser usado por diversos colaboradores e cargos, desde funcionários comuns, até executivos, gestores ou líderes. A definição de quem está autorizado a usar os cartões depende do modelo do negócio e do objetivo do recurso.

Geralmente, a contratação do serviço já visa determinadas categorias, podendo ser com maior ou menor limite, dependendo do responsável. No entanto, qualquer contratado pode usar o cartão, pois atua como um produto convencional.

Desde que possua a senha e tenha limite, o funcionário ou executivo poderá aproveitar os benefícios desse crédito.

 

Saiba como funciona um cartão de crédito corporativo

O crédito corporativo funciona como um recurso de pagamento convencional, com a diferença de ser voltado para atividades laborais e utilizado por mais de um colaborador. Dessa forma, ele precisa ser solicitado junto ao banco ou instituição financeira vinculada.

Se o perfil obter aprovação, o gestor ou responsável financeiro irá administrar os detalhes do contrato e da fatura. Com isso, já estará livre para ser usado como um cartão de crédito tradicional, acumulando os gastos em uma única fatura.

No entanto, costumam existir algumas restrições nessa modalidade, pois os gastos do cartão devem estar relacionados ao exercício da profissão. Caso contrário, pode configurar fraude e trazer problemas jurídicos para a empresa.

Além disso, ele não exige reembolso dos pagamentos, como pode acontecer ao utilizar um cartão de pessoa física.

Todas as despesas são discriminadas na fatura, para melhor gestão financeira da empresa e facilitar as rotinas administrativas. No entanto, o responsável precisa se atentar, pois, segundo o Art. 2º da CLT, as empresas não podem transferir custos nem saldos para os funcionários.

Quando e para que o cartão corporativo pode ser usado?

Na prática, o cartão corporativo pode ser usado para qualquer atividade relacionada, de alguma forma, com a empresa e suas rotinas.

Nesse caso, pode ser manipulado por funcionários, no caso de trabalho fora do local habitual, ou por executivos em restaurantes e viagens, por exemplo. Desde que existam notas fiscais e recibos para comprovar a relação das funções, pode ser usado em diversas ocasiões.

É importante concentrar os custos em um único cartão, ou conjunto de recursos que sejam emitidos pela mesma conta bancária, para evitar políticas de reembolso desnecessárias e burocráticas.

No dia a dia, os gastos aceitos nesse tipo de recurso podem ser:

  • alimentação;
  • transporte;
  • hospedagem;
  • passagens aéreas e rodoviárias;
  • ingressos ou inscrição de eventos;
  • internet e telefone;
  • combustível;
  • impressão e envio de documentos.

Vale reforçar que é uma forma de pagamento válida para gastos da empresa ou do colaborador em trabalho pela empresa. Em outras palavras, é um formato disponível para pagar coisas para o negócio, como materiais, ou gastos do trabalhador, como refeições ou viagens.

 

Cartão de crédito empresarial x cartão corporativo: existe diferença entre os dois recursos?

Existem poucas diferenças entre o cartão de crédito corporativo e empresarial. Embora ambos sejam emitidos em nome da organização, suas funções podem variar. Geralmente, o formato empresarial atende empresas de pequeno e médio porte, com uma concentração de gastos menor.

Consequentemente, seus limites e benefícios são mais próximos de um cartão de pessoa física, além de ter um funcionamento mais tradicional. Enquanto isso, o cartão corporativo é voltado para empresas com maior faturamento, que precisam de um recurso mais flexível para atender às suas atividades.

Na teoria, as duas modalidades podem atender pessoas jurídicas, mas suas características e benefícios variam conforme o porte do negócio que atendem.

Diferenças entre cartão corporativo e tradicional

As diferenças entre cartão de crédito corporativo e tradicional, de pessoa física, estão nos utilizadores e nas funcionalidades de cada um. Geralmente, os recursos individuais possuem apenas um titular, ou contam com versões adicionais, mas vinculados a uma única pessoa.

Os limites são mais restritos, além de pacotes de vantagens que sejam atrativos para consumidores comuns. Por outro lado, o cartão corporativo deve ser emitido em nome da pessoa, ou seja, com titular pessoa jurídica. No entanto, mais de um responsável pode responder pela fatura ou ter o nome incluído nas notas fiscais.

Os pacotes de funcionalidades são especiais para corporações, pois o uso é diferenciado. Além disso, o limite costuma ser mais alto, segundo o faturamento apresentado. No entanto, também existem pontos semelhantes, como reunir os gastos em uma única fatura e permitir a compra de itens sem saldo no momento.

 

Principais vantagens do uso do cartão de crédito corporativo nas empresas

Utilizar um cartão de crédito corporativo pode trazer diversas vantagens para as empresas, e vale a pena conhecer algumas das principais ao avaliar essa solução para o seu negócio.

Veja os pontos positivos que mais se destacam:

Centralização das contas

Em um primeiro momento, o cartão corporativo surge como uma solução para centralizar as contas da empresa em um só lugar. Por estar vinculado a uma única conta bancária jurídica, torna-se mais simples verificar quais os gastos mensais e comparar o histórico.

Além disso, diminui a necessidade de dissolver os pagamentos em vários formatos, levando a uma política de reembolso confusa, que pode proporcionar fraudes. Com o uso desse instrumento, é possível acompanhar as despesas corporativas mais facilmente, com controle em uma única plataforma.

No dia a dia, é uma forma de facilitar rotinas de compras e até mesmo planejamento de viagens, pois os descontos ocorrem em uma única modalidade, com melhor controle e economia de recursos.

Redução de fraudes

Com um controle mais aprimorado e concentração das despesas no mesmo lugar, é possível reduzir as chances e ocorrências de fraudes fiscais na empresa.

Afinal, a checagem será mais simples, porém completa, com todos os detalhes necessários para verificar o que foi gasto e quando foi gasto. Além disso, diminui a necessidade de reembolsos, sem burocracias que podem levar a atividades maliciosas, como desvio de dinheiro.

Com a emissão do cartão de crédito corporativo, o responsável pode determinar políticas e teto de gastos, também com melhor controle, evitando situações onde seja mais difícil monitorar as compras.

Além da praticidade, também oferece mais segurança para situações de roubo ou perdas, mantendo senhas e controle mais eficiente dos gastos. Os relatórios e comprovantes também podem ser organizados com mais facilidade, para tornar a gestão transparente e confiável.

Melhor planejamento financeiro

Com um cartão corporativo, é possível ter um melhor planejamento financeiro no negócio, pois o controle de gastos se concentra e possibilita determinar políticas mais simples de serem seguidas.

Assim, reduz os gastos e centraliza a administração financeira, com fácil visualização das faturas e histórico de transações.

Futuramente, os gestores poderão realizar projeções com base de dados mais confiável, além de simplificar a auditoria das entradas e saídas do caixa.

Em resumo, é uma ferramenta que auxilia a empresa no seu planejamento, no controle de pagamentos e na administração interna, otimizando todas as rotinas de compras e verificação contábil.

 

A Edenred Pay

A Edenred Pay é uma empresa de gestão de pagamentos com atuação global, que traz a solução ideal para o seu controle de gastos. Com o Edenred Empresarial, conte com a nossa plataforma integrada de aplicativo, cartão recarregável e plataforma web que trabalham juntos para tornar a gestão de despesas corporativas mais prática e eficiente.

Com o cartão recarregável e sua conta centralizada, a solução Edenred Empresarial permite controlar as despesas da empresa e suas filiais no Brasil e no exterior, um diferencial que entrega mais facilidade e automação, de forma regional e integrada, sem precisar de conferências manuais das notas.

Além disso, possibilita aos gestores parametrizar os gastos dos funcionários de maneira fácil e rápida, para auxiliar na gestão e no controle do orçamento. Ainda, organiza os relatórios e histórico de pagamentos no mesmo software, de maneira automática, inclusive integrando ao sistema que a empresa já utiliza.

Basta criar uma conta e realizar o depósito do valor em cada cartão de crédito corporativo para ter um controle completo e rígido dos gastos. Com essa solução, será mais simples centralizar os gastos em um Edenred Empresarial desenvolvido especialmente para o seu negócio.

Vale a pena ter um cartão de crédito corporativo?

O cartão de crédito corporativo é uma alternativa para centralizar os pagamentos da sua empresa em um só lugar, porém recomendamos que seja disponibilizado aos funcionários de forma cautelosa, com regras de utilização pautadas em uma política de gastos bem construída.

Para situações em que se é necessário oferecer autonomia e controle efetivo de utilização, conte com a Edenred Pay. Com o Edenred Empresarial, o saldo do cartão é recarregado de acordo com a necessidade específica de utilização dos colaboradores como em viagens, almoços com clientes ou até mesmo para atividades operacionais cujo valor disponibilizado pode estar atrelado ao budget da área, evitando qualquer tipo de despesas e contas inesperadas. Tudo isso em uma plataforma integrada e com relatórios otimizados para ajudar sua empresa a encontrar a melhor maneira de otimizar recursos e mitigar erros.

Neste panorama, adotar um cartão de crédito corporativo oferece mais praticidade nas rotinas da empresa e também de seus processos, o que vale a pena por se tornar um importante aliado na gestão de gastos.

Conheça nosso Edenred Empresarial e otimize a gestão financeira da sua empresa!

Compartilhe:

Equipe Edenred Pay

Deixe sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade