Como a tecnologia pode auxiliar a inclusão financeira no país

Por Equipe Edenred Pay
em 28 de fevereiro de 2023
Como a tecnologia pode auxiliar a inclusão financeira no país

A transformação digital e a pandemia da Covid-19 tiveram um importante papel na inclusão financeira no país, mas é fato que ainda há muito o que avançar. Nesse sentido, a tecnologia surge como uma facilitadora para garantir que cada vez mais pessoas tenham acesso a produtos e serviços financeiros.

Quando falamos em inclusão financeira, não dá para deixar de mencionar os desbancarizados, e ao longo desse texto você vai conhecer a importância dessa parcela da população na economia, bem como das inovações tecnológicas que podem contribuir para aumentar a acessibilidade financeira. Boa leitura!

 

O que é a inclusão financeira  

Inclusão financeira significa expandir a igualdade de acesso a produtos e serviços financeiros, desde o dinheiro físico até empréstimos, seguros, investimentos e financiamentos. 

Ela é essencial para aumentar o poder de compra e possibilitar a realização de sonhos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas e também para impulsionar o desenvolvimento econômico de um país. 

Quando se fala nesse assunto, um conceito que não pode ficar de fora é o dos desbancarizados, ou seja, pessoas que não têm conta em banco. Segundo um levantamento do Instituto Locomotiva, em janeiro de 2021 essa parcela da população representava cerca de 16 milhões de pessoas.

Barreiras físicas e excesso de burocracia são alguns dos motivos por trás desse número, afastando esse público de serviços comuns no dia a dia, como compras parceladas ou aquisição de produtos em lojas online.

Qual a sua relevância para as empresas 

Além de beneficiar a população e o desenvolvimento econômico do país, a inclusão financeira também é relevante para as empresas, independente de seu porte ou área de atuação no mercado.

 Quando os funcionários passam a ter acesso a produtos e serviços financeiros, a tendência é que eles se tornem mais motivados e produtivos, influenciando nos resultados alcançados pela empresa.

Ao adotar soluções inovadoras com o objetivo de modernizar os pagamentos, a empresa também ganha em segurança, não tendo mais que lidar com dinheiro em espécie, por exemplo.

 Essa questão está relacionada ainda com a maior rastreabilidade financeira, ou seja, mais controle da folha de pagamento, evitando desvios de verbas ou atrasos na remuneração.

 

Como a tecnologia pode auxiliar os desbancarizados 

Falamos mais acima sobre a relação da inclusão financeira com os desbancarizados, uma parcela da população que faz a economia girar, todavia encontra muitas dificuldades na hora de ter acesso a produtos e serviços básicos, como o parcelamento de uma compra.

Mas a tecnologia pode diminuir as desigualdades e garantir que as pessoas sem conta em banco também consigam fazer compras, realizar pagamentos e concretizar sonhos.

Isso é possível por meio de ferramentas como contas e carteiras digitais, que além de permitirem a realização de transações financeiras básicas, como o pagamento de uma conta, também ampliam o acesso da população desbancarizada a serviços como investimentos e a outras ferramentas eletrônicas para pagar e receber, tal qual o Pix.

Do ponto de vista corporativo, a tecnologia também é uma aliada dos desbancarizados, possibilitando o pagamento a funcionários diretos, terceirizados ou temporários sem a necessidade de eles abrirem uma conta-salário, por exemplo.

Neste caso, os cartões recarregáveis possibilitam o recebimento do salário, de comissões ou do valor por um serviço específico, podendo ser usados para pagar boletos, sacar dinheiro e fazer compras em lojas físicas e virtuais.

Dependendo da operadora do cartão, a pessoa ainda passa a ter acesso a um aplicativo para fazer o controle de gastos, algo que contribui para melhorar a educação financeira.

 

4 exemplos de como a tecnologia pode auxiliar o setor financeiro 

Como vimos, a tecnologia é uma importante aliada da inclusão financeira, contribuindo para aumentar o acesso a transferências, pagamentos, seguros e investimentos.

No tópico anterior, já trouxemos alguns exemplos de ferramentas tecnológicas financeiras que estão cada vez mais presentes no dia a dia da população, como é o caso do Pix e das contas digitais.

Mas a tecnologia pode ir muito além no momento de auxiliar o segmento de finanças e aumentar a inclusão financeira, veja abaixo alguns exemplos:

Pagamentos sem contato 

Em vez de abrir a carteira para pegar o cartão de crédito ou dinheiro em espécie, a tecnologia possibilita a realização de pagamentos usando apenas o celular ou um smart watch.

Open Finance 

Uma evolução do conceito de open banking, que possibilita o compartilhamento de informações entre bancos, o open finance traz mais possibilidades de o consumidor ter acesso a oportunidades financeiras personalizadas, já que os dados são compartilhados com instituições como corretoras de seguros e de investimentos.

Robô advisor 

Na hora de montar uma carteira de investimentos ou escolher o seguro mais adequado para as suas necessidades, o cliente geralmente conta com o auxílio de um assessor financeiro ou de um corretor. Mas para diminuir a necessidade de comissões e garantir que a escolha do produto ou serviço financeiro seja ainda mais customizada, entram em ação os robôs guiados por algoritmos.

Digitalização das transações financeiras 

Os exemplos anteriores já são uma realidade no mercado, mas esse último que trazemos promete crescer nos próximos anos, e se refere ao pagamento de produtos e serviços usando criptomoedas, inclusive de itens em NFT no metaverso.

 

Conheça a Edenred Pay 

Mais que uma ferramenta capaz de diminuir desigualdades e acelerar o desenvolvimento econômico, a inclusão financeira é também um pilar para a sustentabilidade, presente na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Ou seja, já passou da hora de ela ser um compromisso no dia a dia da sua empresa.

E se a tecnologia é uma importante aliada da acessibilidade financeira, nada melhor do que aderir a soluções inovadoras para melhorar a sua gestão de pagamentos e construir um time mais motivado.

Através dos produtos e serviços da Edenred Pay, como a solução Edenred Pagamentos, sua equipe vai poder realizar transações, pagamentos, saques e gerenciar despesas corporativas e gerar relatórios para apoiar a gestão financeira de maneira automática e descomplicada.

Transforme a sua gestão financeira empresarial com quem é líder no setor e já atende mais de 900 mil empresas em todo o mundo. Preencha o formulário para ter acesso a soluções exclusivas que se encaixam nas necessidades do seu negócio.

Compartilhe:

Equipe Edenred Pay

Deixe sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade