Benefícios flexíveis: entenda o que são e como implementá-los corretamente na sua empresa

Por Equipe Edenred Pay
em 23 de novembro de 2022
Benefícios flexíveis: entenda o que são e como implementá-los corretamente na sua empresa

Os benefícios flexíveis podem ser uma alternativa interessante para corporações que desejam oferecer diferenciais para seus colaboradores, mas preservando a autonomia e satisfação do funcionário.

Essas modalidades são, muitas vezes, fatores decisivos para o empregado escolher entre sua permanência na empresa ou um novo cargo.

No entanto, se não forem implementadas de maneira estratégica, podem comprometer a companhia e a sua política.

Nesse caso, vale a pena conhecer opções que permitam oferecer vantagens trabalhistas que sejam adaptáveis ao ambiente da sua equipe.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para falar sobre os benefícios flexíveis, como eles funcionam e porque vale a pena considerar esse modelo na sua empresa. Confira mais detalhes a seguir.

 

O que são benefícios flexíveis?

Os benefícios flexíveis são planos de vantagens que oferecem mais autonomia para o colaborador escolher como deseja recebê-los, ou quais os adicionais que são mais interessantes para o seu perfil.

Em vez da empresa optar por um formato ou serviço, ela disponibiliza diversas opções, e cada funcionário escolhe o conjunto de remunerações que preferir, dentro das possibilidades que forem preestabelecidas.

Com isso, ele pode montar o seu pacote e receber algo com cada companhia. Usualmente, o pagamento é feito por meio de um esquema de pontos, para facilitar a troca pelas vantagens correspondentes.

Além disso, o número de benefícios flexíveis que cada empresa possui varia conforme a sua política e parcerias. Assim, nem todas são iguais, e oferecem as mesmas vantagens.

Para que seja possível optar por esse esquema, muitas companhias realizam a regra de distribuição baseada no peso financeiro de cada plano.

A ideia é que o funcionário mantenha sua autonomia, mas sem comprometer o orçamento, para ter um projeto economicamente viável para ambas as partes.

Vale a pena reforçar que a política de benefícios flexíveis não ignora os direitos trabalhistas do colaborador, seguindo as mesmas regras válidas para o formato tradicional.

Desse modo, é importante respeitar a periodicidade das vantagens, e ter um planejamento adequado para não deixar de realizar nenhum repasse.

 

Quais são os benefícios disponíveis atualmente?

Atualmente, existem diversos tipos de benefícios flexíveis disponíveis. É comum que a maioria das vantagens trabalhistas possam ser encaixadas nesse formato, incluindo:

  • ticket-alimentação e ticket-refeição;
  • auxílio-creche;
  • ticket-car;
  • ticket-cultura;
  • cartão de viagem;
  • custeio de atividades de lazer;
  • custeio de academia e outras atividades físicas;
  • custeio de educação;
  • descontos em produtos e serviços;
  • plano de saúde;
  • plano odontológico;
  • seguro de vida.

Da mesma forma que nem todas as empresas possuem a lista completa de vantagens, o mesmo acontece com essa modalidade.

Dependendo da política interna e das parcerias firmadas, cada corporação pode fornecer um inventário diferente, que contenha algumas dessas opções listadas acima.

Os valores também mudam de acordo com cada empresa e o teto de recebimento da categoria. Uma vez que eles também podem seguir as determinações dos benefícios tradicionais, o cálculo pode utilizar a base salarial do colaborador, por exemplo.

A diferença é que ela será convertida em outro esquema, para seja possível dividir a bonificação de maneira autônoma e mais flexível.

 

4 vantagens de uma política de benefícios bem estruturada:

Aderir aos benefícios flexíveis pode trazer algumas vantagens para a empresa, e vale a pena conhecer esses pontos antes de optar pela implementação do formato.

Confira 4 pontos positivos que se destacam:

1. Satisfação do funcionário

Propor a política de benefícios flexíveis permite garantir uma maior satisfação do funcionário.

Isso porque ele terá a autonomia de escolher as vantagens que deseja receber, de acordo com suas necessidades e o seu perfil.

Assim, a corporação terá mais chances de manter o colaborador satisfeito, de maneira menos burocrática, uma vez que a escolha será feita por ele.

Ainda, assegura que cada empregado seja atendido de forma personalizada, demonstrando uma preocupação pelas suas demandas.

2. Incentiva a produtividade

Na maioria dos casos, o esquema de benefícios flexíveis é feito por meio de pontuações que o colaborador recebe ao longo da jornada de trabalho. Posteriormente, ele pode trocar os pontos pelo recebimento que desejar.

Nesse caso, é possível incentivar a produtividade da equipe, que estará visando uma maior recompensa pelas suas atividades.

E por ser um formato democrático e que atende o funcionário de forma personalizada, trata-se de uma motivação ainda maior para cumprir com suas obrigações e alcançar benefícios maiores.

3. Reduzir o turnover

Aderir aos benefícios flexíveis é uma forma de reduzir o turnover na sua empresa. Ou seja, a rotatividade de funcionários em um setor ou cargo.

É fundamental que a corporação mantenha seus talentos e as pessoas que já estão treinadas para a função.

Caso contrário, deverá ter mais gastos com seleções, contratações e processo de aprendizado para que o empregado possa realizar as atividades de maneira satisfatória.

Oferecendo benefícios que combinem melhor com o colaborador, existirá uma chance menor dele ficar insatisfeito e optar por sair da empresa.

4. Menos custos

Vale mencionar ainda que os benefícios flexíveis podem trazer menos custos para a empresa, uma vez que eles podem ser negociados em parcerias personalizadas.

A maioria das vantagens tradicionais são oferecidas com base na contratação de determinado serviço, por meio de contratos já estabelecidos.

No entanto, empresas que trabalham com esse formato mais dinâmico podem trazer possibilidades com um melhor custo-benefício para a gestão.

Assim, os funcionários podem aproveitar vantagens adicionais, enquanto a companhia tem economia na sua folha de pagamentos.

 

Como implementar uma política de benefícios corretamente 

Depois de entender o que são os benefícios flexíveis, é possível implementá-los de maneira simples e tranquila na empresa.

Antes de mais nada, busque fazer uma pesquisa do clima organizacional. Conheça seus funcionários e veja o que as equipes estão demandando.

Esse é o primeiro passo para entender como atender melhor aos seus empregados e trazer as vantagens que eles desejam.

Ainda, vale a pena coletar sugestões dos próprios colaboradores, para montar uma política de benefícios que combine com a cultura interna da empresa.

Em seguida, busque mapear os fornecedores e possíveis parceiros, para realizar o levantamento de custos e melhores ofertas.

Dessa forma, será possível escolher a melhor companhia para implementar na sua empresa, além de contar com suporte especializado e propostas que combinem com o orçamento.

Por fim, lembre-se de conferir a viabilidade financeira e jurídica de seguir com as ofertas iniciais, para que a corporação não fique comprometida a longo prazo e siga todas as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Finalmente, a implementação dos benefícios flexíveis deve ser feita aos poucos, para que os colaboradores se adaptem e utilizem o sistema de escolha da melhor forma possível.

 

Conheça a Edenred Pay

A Edenred Pay é uma solução prática para realizar o reembolso dos seus colaboradores e otimizar a gestão financeira do seu negócio.

A plataforma possui microsserviços elaborados com foco na experiência do usuário, além das melhores tecnologias de transação financeira empresarial.

Com essa ferramenta, é possível ter um crescimento escalável na sua companhia, além de produtos personalizáveis para atender às suas necessidades.

Ainda, possui recursos de gerenciamento de despesas que tornam as rotinas mais práticas e descomplicadas, além de facilitar os pagamentos dos funcionários.

Utilizando as soluções da Edenred Pay, como o Pagamentos Edenred, você poderá implementar a política de benefícios flexíveis com mais facilidade dentro da sua empresa.

 

Vale a pena implementar benefícios flexíveis na minha empresa?

Trazer a possibilidade dos colaboradores escolherem seus benefícios oferece inúmeras vantagens para o seu negócio, e vale a pena considerar essa alternativa.

Além de disponibilizar escolhas personalizadas para cada funcionário, é possível aumentar a produtividade e aprimorar sua cultura interna de modo que combine com o perfil da sua equipe.

Dessa forma, você terá colaboradores mais satisfeitos e uma taxa menor de rotatividade nos cargos, o que reduz os gastos de contratação.

Sendo assim, é interessante considerar uma política de benefícios flexíveis, contratando empresas parceiras e certificadas, com soluções que podem tornar essa adaptação ainda mais simples.

Vá além do dinheiro: pague seus funcionários com modernidade. Conheça a Edenred Pay e nossas soluções!

Compartilhe:

Equipe Edenred Pay

Deixe sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade