Você já conhece o open data? Saiba porque esse tema é tão relevante

Por Equipe Edenred Pay
em 9 de fevereiro de 2023
Você já conhece o open data? Saiba porque esse tema é tão relevante

Já ouviu falar em algum momento sobre o potencial dos dados abertos? Caso a resposta seja sim, então tenha certeza que esse é um tema que tem evoluído muito nos últimos anos. Se a resposta for não, não tem problema: chegou a hora de entender os detalhes por trás da tendência conhecida em todo o mundo como Open Data.

Acontece que as políticas de dados abertos são cada vez mais adotadas por países e organizações ao redor do mundo. Na prática, informações que sempre foram restritas e tratadas como confidenciais passaram a ficar disponíveis para livre acesso. Quanto mais isso acontece, mais impacto positivo é criado:

  • Jornalistas conseguem ter acesso a informações relevantes para a população;
  • Vemos que os portais nacionais de dados abertos se tornam mais fáceis de usar;
  • A qualidade dos dados melhora já que muitos países mudaram seu foco da quantidade de dados para a qualidade dos dados.

A liberação de conjuntos de dados que atendem a um interesse público e beneficiam a sociedade é só uma camada do Open Data. Há também todo o ganho no mercado financeiro e aqui vamos falar sobre qual a razão para o tema estar em alta, suas funcionalidades e a importância para a economia no país.

 

Dados abertos: o que é o Open Data?

Open Data é o termo usado para se referir a dados que estão disponíveis para serem acessados, usados e compartilhados por qualquer pessoa sem restrições. Isso pode incluir dados governamentais, dados de organizações sem fins lucrativos (ONGs), dados científicos, entre outros.

A função do Open Data é possibilitar a gestão de dados sem exigir um grande esforço da empresa. Os dados abertos, como também podemos chamar, realizam o compartilhamento de informações integrando instituições de diversos setores, beneficiando tanto um negócio com a sustentabilidade financeira, quanto um usuário que faz uso das informações.

Que tal um exemplo para ficar mais claro? O Open Bank (falaremos dele logo mais) surgiu a partir do Open Data e com ele um correntista de um banco X pode efetuar pagamentos usando não apenas o saldo disponível na conta deste banco específico, é possível utilizar saldo de uma conta do banco Y que está com as informações compartilhadas.

E como ele funciona?

Esse último exemplo já dá uma ideia de como funciona o aproveitamento de informações compartilhadas, mas existem outros que ajudam melhor a explicar o processo.

Já que o Open Data pode incluir dados de vários setores, como saúde, educação, transporte, meio ambiente e finanças, um governo pode publicar, por exemplo, dados sobre investimentos em infraestrutura. Enquanto isso, uma organização sem fins lucrativos pode compartilhar informações sobre a preservação da biodiversidade.

Esses dados são geralmente disponibilizados em formatos digitais abertos, como CSV ou JSON. Isso os torna fáceis de serem acessados, lidos e usados, seja por aplicativos, profissionais que lidam com essas informações ou outras tecnologias.

A disponibilidade a partir do Open Data pode ter um impacto significativo na forma que qualquer empresa, órgão governamental ou indivíduo lida com os diferentes tipos e formatos de dados no dia a dia.

 

A importância do Open Data para a competitividade no setor financeiro

Sem dúvida o Open Data é importante para a competitividade no setor financeiro. Essa afirmação existe porque temos transparência e acessibilidade com informações valiosas que podem ser usadas para tomar decisões estratégicas e inovadoras.

Alguns benefícios mostram como o Open Data é importante e pode ajudar a melhorar a competitividade no setor financeiro:

  • Análise de dados: o acesso a dados abertos pode permitir que as instituições financeiras realizem análises mais aprofundadas e precisas sobre o mercado, a concorrência e os clientes;
  • Inovação: o Open Data pode inspirar novos modelos de negócios, soluções financeiras mais eficientes e serviços mais personalizados para os clientes;
  • Tomada de decisão: o acesso a dados abertos pode ajudar as instituições financeiras a tomar decisões mais informadas e baseadas em fatos, o que pode aumentar sua eficiência e competitividade;
  • Confiança do cliente: a transparência e acessibilidade proporcionadas pelo Open Data podem aumentar a confiança dos clientes nas instituições financeiras, o que pode levar a uma maior fidelidade e retenção.

Em resumo, o Open Data é uma importante fonte de informações e insights que podem ajudar a melhorar a competitividade no setor financeiro. É ele que vai permitir que as instituições financeiras sejam mais inovadoras, informadas e confiáveis.

 

Open data, open bank e open finance: entenda a evolução dos serviços

Quando falamos sobre o tema, sempre surgem outros termos semelhantes e dúvidas sobre o que cada um representa. São os casos, no mercado financeiro, do Open Bank e do Open Finance. Afinal, qual a diferença entre eles?

  • Open Data é o termo que tratamos até aqui e, na prática, é o termo que possibilita a criação e surgimentos dos demais;
  • Open Banking é um conceito que usa os conceitos do Open Data para permitir aos usuários compartilhar dados financeiros com terceiros autorizados, como instituições financeiras, Fintechs e provedores de serviços financeiros. Isso pode incluir informações sobre transações financeiras, saldos e históricos de crédito;
  • Open Finance é uma abordagem que estende o conceito de Open Banking para incluir outros aspectos da vida financeira, como seguros, investimentos e pagamentos. O objetivo é tornar a vida financeira dos usuários mais transparente, acessível e segura, facilitando a comparação de opções financeiras e a tomada de decisões informadas.

A partir desses conceitos, podemos perceber uma importante evolução, não só no Brasil como no mundo. A tecnologia tem avançado rapidamente impulsionada por fatores como:

  • A crescente popularidade de serviços financeiros digitais;
  • A demanda por soluções mais convenientes e personalizadas por parte dos clientes;
  • A regulamentação governamental que incentiva a inovação no setor financeiro.

Os bancos tradicionais estão investindo em tecnologias e parcerias para fornecer serviços bancários abertos e mais acessíveis aos clientes.

Alguns exemplos incluem a integração de APIs (Application Programming Interfaces) para permitir que outras empresas desenvolvam soluções financeiras baseadas em dados bancários, e o lançamento de aplicativos móveis que permitem aos clientes realizar transações e monitorar suas contas em tempo real.

 

Por que ficar de olho nessa tendência?

Novos players no mercado, como Fintechs e bancos digitais, estão surgindo para fornecer soluções financeiras mais inovadoras e eficientes. Essas empresas estão aproveitando a tendência do Open Data para fornecer serviços financeiros mais acessíveis e personalizados, como cartões de crédito, empréstimos e investimentos.

Em resumo, é preciso ficar de olho nessa tendência porque ela está transformando a gestão financeira, tornando-a mais inovadora, acessível e personalizada para os clientes.

O mercado espera que essa tendência continue nos próximos anos, trazendo novos benefícios e oportunidades, tanto para os consumidores como também para o setor financeiro como um todo.

 

Você já conhece a Edenred Pay?

Agora que você já conhece todos os detalhes do Open Data, que tal transformar a gestão financeira do seu negócio para algo mais prático e seguro? Isso é possível com o apoio de empresas como a Edenred Pay!

Soluções que acompanham as atualizações da tecnologia e auxiliam o ecossistema financeiro das empresas. Com ela você revoluciona a gestão de despesas da sua empresa, trazendo previsibilidade de gastos e autonomia para seus funcionários.

Na prática, a Edenred Pay estreita as relações entre a empresa e o colaborador a partir de soluções sem burocracia e sem surpresas para os dois lados. Utilizando as soluções da Edenred Pay, sua equipe consegue ter:

  • Cobertura nacional ou internacional;
  • Acesso a Milhões de estabelecimentos credenciados;
  • Saque nas redes Cirrus e caixas Saque e Pague;
  • Liberdade para usar seu dinheiro da forma mais adequada.

É por tudo isso que a Edenred Pay está presente em 46 países, 900 mil empresas e mais de 50 milhões de usuários. Fale agora com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas!

Compartilhe:

Equipe Edenred Pay

Deixe sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade