Jornada de trabalho flexível, home office, videoconferência, chamadas, Hangouts… É bem provável que você tenha escutado ou lido bastante sobre esses termos nas últimas semanas. Por conta da pandemia causada pelo coronavírus, muitas empresas se viram obrigadas a criar um ambiente de trabalho no mundo digital que, até então, eram coisas quase que exclusivas do universo das startups.
Se você é um desses que mal fazia uso da tecnologia no seu local de serviço, confira como transformar o seu trabalho no mundo digital e abrir portas que poderão revolucionar o seu negócio!
Trabalho no mundo digital: como líderes e equipes podem e devem se adaptar
Uma pesquisa realizada pelo MIT Sloan Management Review revelou que 68% dos executivos acreditam que suas respectivas empresas precisam de novos líderes para acompanharem a era digital.
A pesquisa ressalta que os novos líderes precisam ter características fundamentais, como agilidade, flexibilidade e mente inovadora. Qualidades essas que diferem um pouco daquelas que eram destaque entre os líderes antes do trabalho no mundo digital, como: ter anos de experiência, ter muito conhecimento no assunto e por último se destacava a gestão de pessoas.
No cenário de pandemia, que exige um modelo de trabalho mais flexível e aliado às tecnologias digitais, essas características devem surgir imediatamente, reconfigurando inclusive a cultura do trabalho.
-
Cultura digital
O formato de trabalho digital remoto pode assustar, pois é novo para muitos. No entanto, o digital já é familiar na rotina das pessoas, por meio dos dispositivos móveis, do uso crescente de redes sociais, dos aplicativos de desintermediação de serviços e das compras online, por exemplo.
Durante a quarentena, o isolamento social vai apenas potencializar o uso do digital na rotina das pessoas, principalmente nas relações comerciais, familiares e de trabalho. Ou seja, o digital surge neste momento não como uma inovação empresarial, mas como a principal ferramenta para manter o funcionamento da sociedade.
-
Gestão online
Quem imaginou que a tecnologia traria tantas mudanças no trabalho no mundo digital? Se antes a gestão de funcionários, clientes, parceiros, produtos e serviços no digital era uma tendência, o que a realidade nos traz é a necessidade de uma adaptação urgente.
E nós produzimos um conteúdo “quentinho” para te ajudar a realizar a gestão remota da sua equipe. Clique e leia.
-
Inspire a sua equipe
Por mais que as ferramentas potencializem a capacidade de produção e entrega dos colaboradores e também a dos líderes, é a forma como essa liderança é construída que faz a grande diferença no trabalho digitalizado.
Dentre essas características de liderança podemos destacar:
- Dar propósito ao trabalho;
- Ser transparente;
- Hierarquia horizontal;
- Inspirar os colaboradores;
- Ser heavy user do mundo digital.
5 maneiras como a digitalização do trabalho protege um negócio
Quem está optando por transformar a configuração do trabalho no atual cenário – e se debruçando mais ainda nas oportunidades que o digital oferece – provavelmente vai melhorar o seu negócio, deixando tudo mais simples e claro, e melhorar as vendas.
1. Segurança nos dados
Com a digitalização do trabalho, os dados que sua empresa guarda não estão disponíveis exclusivamente no físico, mas sim virtualmente. No online, esses dados podem ser guardados na Nuvem, o que facilita que eles sejam acessados a qualquer hora e onde você estiver. Ah, fique tranquilo! Vamos explicar o que é Nuvem mais para frente.
2. Preservação de patrimônio
A digitalização beneficia a empresa também na preservação de documentos que, agora, não são perdidos ou estragados. Ou seja, chega de deterioração, perdas, extravios e acidentes com papéis.
3. Agilidade nos processos
O trabalho no mundo digital também auxilia na agilidade da tomada de decisões e na realização de tarefas. Com os canais online de comunicação, as alterações e interações na produção ficam mais facilitadas, pois horizontaliza as relações de trabalho.
4. Redução da necessidade de espaço físico
Seja o equipamento um notebook ou um desktop, o único espaço necessário para guardar tudo será o do computador, e não aquele amontoado de armários e gavetas.
5. Aumento na produtividade
O trabalho digital reduz o contato físico entre as pessoas, mas também reduz as distrações costumeiras do escritório. Assim, o colaborador tem muito mais tempo para se manter focado, principalmente se a empresa oferece interfaces que auxiliem na organização individual do colaborador.
Como iniciar a digitalização do trabalho
Bom, apesar do isolamento social ter surpreendido muitas empresas, o evento chamou a atenção das organizações para a necessidade de estarem constantemente preparadas para o imprevisível. Por isso, esse tópico visa auxiliar as organizações a se apropriarem em definitivo da digitalização do trabalho.
É importante ressaltar que a digitalização não é nenhum processo complexo. Além disso, não existe uma regra de como a digitalização da sua organização deve ser feita. Afinal, o que pode funcionar para outras organizações pode ser ineficiente para a sua.
Para implementar a digitalização do trabalho a qualquer hora, é preciso ter em mente a necessidade de infraestrutura, gestão, monitoramento e de produtividade.
Ou seja, a principal aposta nessa digitalização não é em ferramentas, mas no preparo de pessoas, apostando no amadurecimento profissional por meio da disciplina, da autogestão e do planejamento.
Se agora que você está lidando com o home office, esse está sendo o seu principal desafio, então trata-se de um ótimo momento para estimular o desenvolvimento dessas habilidades nos seus colaboradores.
Atenção: trabalho no mundo digital não é sinônimo de caro
Assim como muitos pensam que digitalizar o trabalho pode ser uma experiência difícil e complexa, muitos acreditam que essa prática pode ser cara, o que não é bem assim.
Ao criar a cultura digital da sua empresa, você desvia a atenção das pessoas de atividades supérfluas para horas de produção estratégica. Além disso, hoje o online dispõe de muitas ferramentas de otimização da rotina e de forma gratuita. Continue a leitura deste artigo para conhecê-las.
Ferramentas digitais para aderir na rotina do líder e do colaborador
No trabalho no mundo digital, é fundamental a utilização de ferramentas para auxiliar tanto os líderes quanto os liderados. Embora muitos softwares que vamos apresentar a seguir possuam versões pagas, eles também têm versões gratuitas que, mesmo com menos recursos, são bastante atrativas.
Gerenciador de tarefas
A qualidade do serviço entregue costuma ser diretamente proporcional à quantidade de serviço que nos são dirigidos. Por isso, para ajudar no gerenciamento de atividades, existem ferramentas como o Asana, Trello, Quire, Taskboard e outras ferramentas mais.
Nelas, é possível distribuir as atividades para os colaboradores, além de validá-las por lá mesmo.
Dados na nuvem
No tópico deste artigo chamado “Como a digitalização do trabalho protege um negócio”, aprendemos que a Nuvem é fundamental para o processo de segurança, mas você sabe o que é essa tal de Nuvem?
Google Drive e Dropbox são hoje os maiores detentores desse tipo de serviço. Essas duas plataformas permitem que você acesse dados em qualquer lugar – desde que ele esteja salvo na Nuvem – no modo online e até offline.
Ao salvar na Nuvem, você não ocupa espaço no seu celular ou computador, pois o arquivo está salvo na internet.
Processos administrativos e financeiros para automatizar
A automação de processos no trabalho no mundo digital tem como objetivo tornar as etapas mais eficientes por meio das tecnologias adequadas. Dentre esses processos podemos citar:
Concessão de crédito
Sistemas automatizados podem aumentar ou diminuir a linha de crédito concedido com base em uma análise rápida de uma inteligência artificial.
Pontos de economia
Também com a ajuda da inteligência artificial, é possível prever os melhores momentos para adicionar descontos e outros benefícios que passariam despercebidos.
Eliminação de etapas
Um dos principais pontos da automação de processos é a possibilidade de eliminar etapas – como lançamentos da folha para contabilidade e agendamento de notas de compras para pagamentos.
Minimização de erros
É claro que erros de máquinas existem, mas geralmente são acometidos quando as tecnologias não foram devidamente programadas. Quando se automatiza o trabalho no mundo digital, as chances de acarretarem falhas são muito menores.
O trabalho digital veio pra ficar
O mundo digital está aí. Ele bateu na nossa porta décadas atrás e, em vistas das últimas intercorrências no Brasil e no mundo, vai ganhar mais presença nas empresas, seja na forma de produzir, comunicar, liderar e de gerir pessoas.
A sorte é que, como explicamos até aqui, não existe um grande segredo por trás da transformação digital do seu negócio. A pandemia revelou um caos nas organizações por falta de despreparo, mas a tendência mundial é de uma sociedade 5.0.
Incorpore essa mentalidade em sua empresa e evolua a dinâmica de trabalho para o mundo digital. Comece assinando a nossa newsletter ali na lateral direita do nosso blog, pois vamos trazer novos conteúdos sobre o assunto para você.