Bancarização: Confira seus benefícios e como a pandemia acelerou esse processo no país

Por Equipe Edenred Pay
em 22 de junho de 2022
Bancarização: Confira seus benefícios e como a pandemia acelerou esse processo no país

Grande parte da população brasileira não possui uma conta simples em banco. Isso pode ocorrer por motivos diversos, criando uma lacuna que afeta em muito a economia do país. Dessa forma, o processo de bancarização das pessoas tem sido estimulado como forma de estímulo ao desenvolvimento do mercado nacional.

A bancarização é o termo que se dá para a inclusão ou integração de pessoas a um sistema bancário ou sistema financeiro, que inclui os bancos tradicionais e bancos digitais ou fintechs (startups de serviços financeiros).

Essa habilitação aos serviços de um sistema financeiro e suas tecnologias colabora com o consumidor na organização de sua gestão financeira e também impulsiona o desenvolvimento econômico da população.

Vamos entender melhor sobre o tema neste artigo sobre o conceito da bancarização, o aumento na adesão dos brasileiros convivendo em pandemia, algumas soluções que a tecnologia oferece para quem não quer ter um contrato com um banco tradicional, o cenário atual e as principais vantagens.

Boa leitura!

O que é bancarização?

O termo bancarização apareceu em 2010, na publicação do relatório do II Fórum Nacional do Banco Central sobre Inclusão Financeira, sendo definido como a inclusão de pessoas no sistema bancário. Uma pessoa bancarizada é aquela que tem uma aplicação, uma conta corrente de qualquer modalidade ou algum tipo de empréstimo, investimento ou meio de pagamento em alguma instituição financeira.

A movimentação financeira de uma pessoa bancarizada também considera os serviços de crédito e o acesso nos últimos 6 meses em contas de banco tradicionais ou digitais. O conceito de bancarização é mais global e diz respeito ao processo dessa inclusão a um grupo de pessoas, a uma parte da população no sistema bancário, como uma categoria de iniciativa social ou política pública de integração econômica.

Consequentemente, quem não tem acesso ao sistema financeiro do país é considerado uma pessoa desbancarizada, por não ter conta em banco ou ter uma conta sem movimentação há mais de 6 meses. E essa é uma situação que gera agravos para a saúde financeira da economia de um país.

Quais a importância da bancarização para o país? 

Como comentamos no parágrafo anterior, a pessoa desbancarizada em algum momento pode ter certa dificuldade em realizar atividades que envolvam serviços financeiros, como recebimento de salário, comprovação de crédito, solicitação de empréstimos, etc. 

No Brasil, um a cada três brasileiros estão em situação de cidadão desbancarizado. Relatório divulgado em 2017 pelo Banco Mundial – o Global Findex – afirmou que, naquele ano, a porcentagem oficial de bancarizados no Brasil é de apenas 70% da população.

Ainda assim, o número de pessoas que estão aderindo à bancarização vem crescendo. De acordo com os dados do Banco Central, mais de 16 milhões de pessoas viraram clientes de alguma instituição financeira em 2021. 

O aumento está associado ao contexto da pandemia e a necessidade da população de acesso a serviços online, como os recursos do governo federal sobre auxílios emergenciais, entre outras situações. Entre os desbancarizados, mais de 80% são pessoas das classes C, D e E, que tiveram que recorrer a outras pessoas para garantir algum empréstimo ou aderiram a serviços digitais e recursos governamentais.

A bancarização como inclusão de pessoas a serviços financeiros e, sobretudo, a sistema de crédito, gera mais qualidade de vida para os cidadãos e promove incentivo ao desenvolvimento econômico do comércio, do varejo, garante aumento no poder de consumo e melhor gestão da organização financeira dos consumidores.

Como a pandemia acelerou o processo de bancarização?

O Banco Central também divulgou em relatórios o aumento da taxa de bancarização entre brasileiros durante a pandemia. Entre fevereiro de 2020 e dezembro de 2021, o percentual foi de 10,3% de aumento. Em números, são mais de 16 milhões de pessoas que aderiram ao sistema financeiro de instituições. 

O pagamento do auxílio emergencial, feito pelo Governo Federal, se tornou um recurso fundamental para a sobrevivência de muitas famílias que perderam o emprego ou formas de aquisição de renda por diferentes motivos, seja pela redução de trabalhadores em empresas, seja pela atividade profissional que depende do contato físico com outras pessoas, abdicado na situação de isolamento. 

A adesão ao PIX como moeda de pagamento instantâneo também fez com que muitas pessoas aderissem às contas de bancos digitais, que, em situação de pandemia, se tornaram essenciais para a movimentação de valores e outras transações sem a necessidade de dinheiro vivo.

Quais são os impactos do crescimento de bancos digitais e fintechs

O processo de bancarização torna o relacionamento das pessoas com os bancos mais fáceis, principalmente quando falamos de bancos digitais e fintechs. Alguns de seus diferenciais, como os aplicativos em dispositivos móveis, de uso mais intuitivo, e disponível com acesso à internet, vem tornando a relação com o sistema bancário mais acessível e diferenciada.

O que também estimula a competição em serviços, na criação de conta, no atendimento mais facilitado e no crédito mais acessível. Sem filas no banco, sem cobrança de taxas abusivas. 

Se anteriormente a possibilidade de acesso ao crédito era limitado e o atendimento de má qualidade, hoje muitas pessoas podem abrir uma conta em passos simples. Muitas instituições financeiras digitais aceitam abertura de conta e solicitações de serviços apenas com um celular. E já são mais de 19% de brasileiros com acesso às fintechs.

O cenário dos desbancarizados no país

Atualmente, o cenário dos desbancarizados no Brasil é de mais de 45 milhões de pessoas. Ainda assim, esse grupo movimenta mais de R$800 bilhões por ano.

São pessoas das classes mais baixas (C, D, E), que estão no mercado informal ou têm atividade profissional como autônomo ou empreendedor, sem vínculo empregatício formal, ou ainda que tiveram alguma situação de problema ou prejuízo na relação com o sistema bancário, seja por dívidas, juros, empréstimos.

Quando entram em situação de necessidade de empréstimo, geralmente recorrem a pessoas de confiança, usam também da economia da confiança com comerciantes (o conhecido fiado), pegam cartão de crédito de outras pessoas, usam dinheiro em espécie e a maioria não possui mais confiança no sistema bancário.

04 benefícios da bancarização

  • Melhoria da gestão financeira

Com a bancarização, o planejamento dos gastos e dos recursos pode ser acompanhado e organizado de forma mais eficaz, sobretudo porque hoje tanto os bancos tradicionais quanto os bancos digitais oferecem serviços por aplicativos. A simples digitalização das informações já facilita o acompanhamento das entradas e saídas da conta corrente do usuário.

  • Pagamentos e recebimentos facilitados

A maioria dos serviços hoje já oferecem boletos com pagamentos por pix ou disponibilizados por e-mail ou com algum código para pagamento em meio digital. Nos bancos com serviço de internet banking, o pagamento é direto, online, sem necessidade de ir a uma agência bancária ou casas lotéricas. Com a Edenred Pay, através da solução Edenred Pagamentos, as empresas conseguem realizar o pagamento de seus funcionários e terceirizados, realizar pagamento de boletos, transferência bancária e saques sem estar atrelado a uma instituição financeira. Ter acesso aos serviços financeiros também é essencial para simplificar os pagamentos e recebimentos do dia a dia.

  • Crédito facilitado

Em situações emergenciais ou de desejo de consumo, um planejamento financeiro de longo prazo com acesso a crédito contribui para a realização de objetivos e organização da vida financeira. A bancarização permite acesso a empréstimos pessoais pré-aprovados, linhas de crédito diferenciadas para empreendedores e financiamentos imobiliários e automotivos, por exemplo.

  • Investimentos

Guardar dinheiro físico é bem mais complicado que o investimento em poupança, que ainda pode fazer render os valores investidos. A bancarização oferece a possibilidade de, além da poupança tradicional, outras opções de investimento, como CDBs, Tesouro Direto, fundos de investimento e outros produtos de renda fixa que rendem mais e deixam seu dinheiro sempre disponível.

Próximos passos 

É importante entender sobre as mudanças de uma sociedade bancarizada e seus resultados para a economia e desenvolvimento do país. A solução Edenred Pagamentos, da Edenred Pay, atua com serviços financeiros que entregam mais liberdade para os usuários, que podem movimentar seus pagamentos da forma que desejarem, sem a necessidade de estar dependente de uma instituição financeira.

Se você gostou de entender mais sobre o impacto da bancarização na vida das pessoas e na economia brasileira, que tal entender melhor sobre como migrar sua gestão financeira para o ambiente digital.

Clique aqui e acesse o nosso e-book exclusivo!

 

 

Compartilhe:

Equipe Edenred Pay

Deixe sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade