Quando olhamos para a competitividade de mercados, entender as razões pelas quais o Marketing de Incentivo está ocupando um lugar central nas corporações não é difícil.
Esse artifício realmente faz a diferença, principalmente para engajar, envolver e motivar colaboradores a executarem suas tarefas diárias com excelência, pois mostra que todos os esforços são valorizados.
Com equipes motivadas e empenhadas, a empresa consegue atingir um alto grau de satisfação dos clientes, sem mencionar a melhora no clima organizacional.
Nesse sentido, a Edenred Pay decidiu compartilhar esse artigo com algumas ideias sobre como utilizar o Marketing de Incentivo no dia a dia e como ele leva à melhorias contínuas em processos internos.
Vamos lá?
- O que é o Marketing de Incentivo?
- Como ele pode ser utilizado pelo RH?
- Como o Marketing de Incentivo pode melhorar os resultados da sua empresa?
- Quais são os principais tipos de Marketing de Incentivo?
- Você já conhece a Edenred Pay?
O que é o Marketing de Incentivo?
Quando ouvimos a palavra “Marketing”, imediatamente a associamos com campanhas direcionadas a um público externo à empresa, as quais têm a finalidade de divulgar o posicionamento da marca no mercado, como também seus produtos e serviços.
Porém, seu significado é ainda mais amplo, já que as campanhas de divulgação podem ter o intuito de estimular times internos, como é o caso do Marketing de Incentivo.
Qualquer estratégia que tenha por objetivo fortalecer a cultura corporativa interna e melhorar a performance dos colaboradores faz parte do Marketing de Incentivo, sempre buscando a retenção de talentos e o alcance de metas previamente estabelecidas.
Considerando que a atração de profissionais capacitados está cada vez mais difícil, o que pode ser visto como uma herança da pandemia, adotar uma política de benefícios, incluindo o Marketing de Incentivo, pode fazer a sua empresa se destacar entre os competidores.
Afinal, quando o colaborador sente que seus esforços são valorizados e reconhecidos, desenvolve-se o sentimento de pertencimento, resultando em entregas de qualidade e menos despesas em processos de recrutamento.
Com o Marketing de Incentivo, empresas, colaboradores, fornecedores e clientes saem ganhando.
Como ele pode ser utilizado pelo RH?
A grande missão dos profissionais de Recursos Humanos é encontrar o equilíbrio entre as necessidades dos colaboradores e as demandas da companhia.
Esse equilíbrio pode ser alcançado por meio do Marketing de Incentivo. Afinal, com a estratégia, é possível gerar mais resultados enquanto assegura-se que os colaboradores estão recebendo o reconhecimento que esperam, e merecem.
Diante disso, essa abordagem pode ser explorada pelo RH de diferentes formas:
- Assegurar que há um alinhamento de expectativas entre empresa e colaboradores.
- Descobrir a motivação e os pontos mais fortes dos colaboradores.
- Entender métricas de performance relevantes, como a taxa de rotatividade interna e taxa de fidelização.
- O Marketing de Incentivos também é uma oportunidade de oferecer feedbacks, sempre visando o desenvolvimento profissional de todos.
- Para aproximar-se das equipes, essa estratégia cumpre o seu papel mais uma vez. Quando o setor de RH atua junto aos colaboradores, de forma próxima e personalizada, todos se sentem amparados e ouvidos.
Viu só como o Marketing de Incentivo otimiza até mesmo as tarefas do RH? Não apenas isso, essa abordagem é recomendada para alavancar resultados.
É sobre isso que vamos falar a seguir.
Como o Marketing de Incentivo pode melhorar os resultados da sua empresa?
De acordo com um levantamento da Associação de Marketing Promocional (AMPRO), 96% das empresas consideram as premiações imprescindíveis para aumentar o desempenho profissional.
Quando olhamos para as vantagens do Marketing de Incentivo, podemos perceber o porquê dessa estatística ser tão alta:
- Mais atração e retenção de talentos: Como as pessoas procuram por propósito e reconhecimento nas empresas que escolhem representar, em vez de apenas salários mensais, as premiações e bonificações são perfeitas para atrair e reter talentos.
- Promove a melhora do clima corporativo: O ambiente é determinante quando olhamos para a produtividade. A preocupação em manter a harmonia é vital para garantir o bom desempenho de todos.
- A reputação da empresa se solidifica no mercado: Com colaboradores, fornecedores e clientes satisfeitos com a empresa, elogios externos serão cada vez mais frequentes. Isso é ideal para atrair e fidelizar mais consumidores.
- Há a criação de um ambiente favorável à inovação: Quando todos se sentem confortáveis para partilhar ideias e testar novas abordagens, há a melhoria dos processos internos mediante a inovação.
- Há ainda a diminuição na taxa de turnover: Muitas empresas gastam demais com processos de recrutamento, pois não conseguem reter talentos. O Marketing de Incentivo é uma solução definitiva para diminuir essa rotatividade.
- O aumento exponencial na produtividade: A motivação é o combustível que precisamos para realizar mais e mais entregas. Por isso, o Marketing de Incentivo ajuda a produzir mais, com um alto nível de qualidade.
- Quando o Marketing de Incentivo envolve benefícios corporativos financeiros, oferecer uma solução de despesas digitais pode elevar o Employee Experience, através da desburocratização e agilidade dos pagamentos.
Sua empresa também pode sentir esses benefícios na pele. Vamos analisar como é possível levar o Marketing de Incentivos para suas operações?
Esse é o tema do próximo tópico.
Quais são os principais tipos de Marketing de Incentivo?
Você sabia que nem sempre o reconhecimento precisa ser monetário? Há diferentes formas de expressar gratidão aos times por meio do Marketing de Incentivo.
O mais importante é ouvir qual é o tipo de prêmio que o corpo de colaboradores deseja receber e convidá-los a participar desta tomada de decisão.
Confira algumas ideias:
- Organize confraternizações: Para mostrar que a união gera resultados, as celebrações periódicas fazem parte do Marketing de Incentivos. Para comemorar as metas alcançadas e promover a integração das equipes, essa estratégia é recomendada.
- Conceda premiações em um Cartão Premiação: Uma performance acima da média resulta em prêmios financeiros concedidos no cartão. É uma maneira rápida e eficiente de implementar o Marketing de Incentivos.
- Ofereça descontos em instituições de ensino parceiras: O conhecimento é um prêmio que jamais podemos perder ou desperdiçar. Desse modo, essa é mais uma maneira de reconhecer os esforços dos colaboradores e capacitá-los, impulsionando suas carreiras.
- Viagens, conferências, ações de Endomarketing, planos de fidelização, prêmios físicos e eventos especiais são outras maneiras de implementar o Marketing de Incentivo na empresa.
Entre em consenso com a sua equipe e escolha o método que mais faz sentido para todos os integrantes!
Você já conhece a Edenred Pay?
A Edenred Pay é uma empresa licenciada pela Mastercard e Good Card e realiza a emissão e gestão de cartões pré-pagos, bem como o processamento de pagamentos.
Desse modo, conseguimos viabilizar projetos personalizados e específicos aos nossos parceiros, como iniciativas de Marketing de Incentivos.
Por meio das nossas soluções White Label e Pagamentos Edenred, é possível realizar a gestão de pagamentos com simplicidade e rapidez. Ambos os cartões podem ser personalizados de acordo com a sua necessidade.
Além disso, o portador do cartão pré-pago também pode acompanhar as transações via desktop ou aplicativo, em um processo nada burocrático e muito transparente e que irá elevar o nível do Employee Experience.
Já a empresa, por sua vez, pode gerar relatórios financeiros, agendar recargas, solicitar novos cartões, pedir o cancelamento, bloqueio ou desbloqueio, como também a reemissão. Tudo com muita agilidade!
Basta depositar o valor no cartão do colaborador e este estará pronto para ser usado! Para o pagamento de bonificações e recompensas de uma campanha de Marketing de Incentivo, esse método é o mais indicado.
Motivar a sua equipe nunca foi tão simples! Para se aprofundar ainda mais no assunto, saiba como organizar uma política de benefícios na sua empresa.