Controle de custos de obra: como um cartão recarregável pode ajudar em sua construtora

Por Equipe Edenred Pay
em 5 de outubro de 2020
Controle de custos de obra: como um cartão recarregável pode ajudar em sua construtora

Um dos maiores desafios do setor da construção civil é o controle de custo de obras. Ele deve ser pensado no planejamento estratégico do projeto, alinhado com todas as partes envolvidas no trabalho, bem como deve ser mantido com rigor para que nada fuja ao que foi planejado, onerando a obra.

Quando o planejamento de controle de custos consegue ser cumprido, os benefícios vão além da economia de recursos e passam também pelo cumprimento do cronograma de entrega, reforçando a credibilidade e confiança que o cliente depositou na construtora. 

Diante disso, em vez de utilizar planilhas e transações manuais para cumprir o planejamento de custo, que tal aderir a uma solução digital que dará praticidade, segurança e agilidade a esse processo de gestão de gastos? Para o financeiro,  já existem diversas ferramentas digitais que podem se adequar às necessidades de cada obra que a construtora executar.

Principais desafios no controle de custos de obras

Construir um empreendimento é uma tarefa que envolve muitos profissionais, como arquitetos, designers, engenheiros, pedreiros, eletricistas, pintores entre outros. Cada um executa uma atividade específica para que a obra possa ser entregue no prazo e da forma que foi prevista. 

Por isso, a comunicação com esses profissionais é um dos elementos mais importantes no êxito do projeto. Da mesma forma, se não há uma comunicação eficiente surgem mais entraves no controle de custos e no andamento dos processos.

Não é à toa que, dentro do planejamento de construção, o controle de custos da obra já deve ser incluído antecipadamente. Ou seja, não pode ser tratado como uma ação reativa ao longo da obra. Essa ação pode levar a despesas desnecessárias, desperdício de mão de obra, além de retrabalhos que atrasam e prejudicam a condução do projeto. 

Um erro de cálculo no gasto, por exemplo, pode tornar a obra mais cara e colocar todo o planejamento em risco, pois ou se busca mais recursos com o cliente ou se planeja novamente o projeto para reorganizar a distribuição de verba. Com isso, alguma etapa pode ser comprometida.

Diante disso, tal planejamento deve ser de total conhecimento dos profissionais que supervisionam a obra e têm gerência sobre os gastos dela. Com o planejamento para controle de custo, é possível ter em mente tudo que se vai gastar durante as diferentes fases da obra, da infraestrutura ao acabamento.

Com ele é possível ainda trabalhar com uma margem extra para caso de variação no valor dos materiais em  obras que demandam mais tempo, como a construção de um hospital de alta complexidade ou um condomínio. O importante é planejar quanto e como se deve gastar e não exceder os valores.

Dicas para inovar no controle de custos de obras

A obra é um ambiente confuso, com alto fluxo de pessoas e materiais, o que pode representar um risco para manuseio de documentos importantes como notas fiscais e o próprio planejamento de controle de custos da obra. 

Além disso, o controle dos materiais precisa ser feito com cautela para verificar se estão sendo gastos de acordo com o previsto. É preciso, então, inventariar todos os itens adquiridos para a obra e controlar a entrada e utilização deles na construção.

Como controlar todo esse fluxo de pessoas, fornecedores e materiais ao longo da obra? Com ferramentas digitais de controle e organização. Depender apenas do bom e velho excel no computador pode ser um risco em caso de erro no programa ou mesmo dano na máquina.

O mais adequado é utilizar ferramentas digitais que salvam essas informações em rede ou em sistemas de nuvem, disponibilizando-as para acesso em qualquer dispositivo por um dos responsáveis pela gestão dos gastos e da obra em si.

Essas ferramentas dão muito mais praticidade e segurança ao trabalho, pois são atualizadas automaticamente, promovendo uma gestão mais integrada focada na produtividade da equipe e no controle dos custos da obra.

Como o cartão recarregável pode facilitar o dia a dia das obras de uma construtora

Já que falamos bastante sobre como gerir gastos entre as demandas de tantos profissionais, uma dica é lançar mão do cartão recarregável. É uma solução que permite que o gestor da obra tenha total controle sobre a verba, podendo efetuar pagamentos diversos de forma facilitada. 

Além disso, ele pode disponibilizar cartões recarregáveis para profissionais específicos do time de construção para que eles consigam fazer compras pequenas com um valor pré-aprovado. Assim, eles têm mais autonomia, não dependem da burocracia para aprovar toda e qualquer compra e ainda conseguem cumprir os prazos dos projetos.

Gestão de orçamento

Se você ainda desconhece o universo do cartão recarregável, saiba que ele funciona de forma muito simples. Após o valor do custo operacional da obra e de gastos para aquisição de materiais serem aprovados no planejamento, a construtora pode solicitar um cartão recarregável com uma empresa financeira de confiança para utilização durante a execução do projeto.

À medida em que as despesas forem ocorrendo, o gestor efetua o pagamento com o cartão, sem precisar manusear dinheiro em espécie nem pagar de forma parcelada (que pode gerar ônus a longo prazo com as taxas e juros bancários).

É interessante que, ao escolher o serviço de cartão recarregável, o gestor verifique se ele conta com aplicativos para controlar quando e como a verba foi utilizada. Aplicativos especializados facilitam o dia a dia da gestão de despesas da obra, pois salvam automaticamente os comprovantes de pagamento de forma digitalizada, evitando o acúmulo ou perda de papel.

Autonomia para a equipe

Se for uma obra setorizada, com muitos profissionais e atividades sendo executadas paralelamente, o coordenador geral pode delegar a responsabilidade do controle de custo para os supervisores de áreas específicas da obra, como elétrica, hidráulica etc. Assim, cada um terá um cartão recarregável com orçamento específico de acordo com a demanda de seu setor.

Com essa funcionalidade, o coordenador geral pode impor regras de uso do cartão, estabelecendo quais fornecedores ou empreendimentos são aceitos, dias e horários de uso para o cartão, entre outras alternativas.

Ele pode também ter acesso à movimentação de cada cartão recarregável utilizado na obra, analisando quais setores estão cumprindo as regras e em caso de uso indevido, pode bloquear o cartão.

Pagamento de terceirizados

Outra funcionalidade do cartão recarregável que pode se enquadrar nas necessidades de uma construção é que ele pode substituir a conta salário e ser usado como ferramenta para pagamento dos funcionários. Principalmente se forem temporários, o que é muito comum em obras.

Com o cartão, o portador pode fazer compras online* e em estabelecimentos, recarregar o celular e TV pré-paga, realizar saques e pagar contas Uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva em 2019 mostra que o Brasil tem 45 milhões de desbancarizados. Esse tipo de benefício para o trabalhador permite que ele seja inserido no contexto financeiro do país porque independe da criação de conta bancária.

Para oferecer essa facilidade, basta solicitar que a financeira cadastre um novo usuário do cartão. Assim, não há necessidade de lidar com a burocracia de documentação e nem que o novo terceirizado possua conta bancária.

Evita fraudes

E, por fim, o cartão recarregável garante mais segurança na hora dos pagamentos de projetos. Afinal, pagamentos com emissão de cheques ou dinheiro em espécie são mais vulneráveis a fraudes, enganos e erros de informações. 

O cartão garante transparência pois o controle é automático e você pode revisar as transações a qualquer momento. Inclusive, bloquear acessos não aprovados.

Viu como o controle de custo de uma obra pode ser bem tranquilo e organizado quando você usa uma ferramenta que dê segurança e dinamismo ao processo?

Se você se interessou pelo cartão recarregável e acredita que ele é a solução ideal para a gestão financeira da sua obra, conheça o Ticket Empresarial da Edenred e todas as facilidades que ele oferece ao seu negócio.

Compartilhe:

Equipe Edenred Pay

Deixe sua resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quer ficar sabendo de tudo antes? Receba novos posts diretamente em seu email.
Copyright © 2017 EDENRED. All Rights Reserved. Política de privacidade